Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

Decorreu nos passados dias 9, 10 e 11 de junho, a II edição da Feira Lusitana de Gastronomia e Artesanato de Toulouse.

No primeiro dia, e pelas 19h00, realizou-se a cerimónia de abertura, com os discursos das autoridades oficiais presentes, seguindo-se uma visita a cada um dos expositores.

Na cerimónia estiveram presentes, o Maire de “quartier” de Lafourguette, Romuald Pagnucco, o Conseiller municipal Bertrand Serp e o Vice-Cônsul de Portugal em Toulouse, Paulo Santos. O Conselheiro das Comunidades eleito nas regiões consulares de Bordeaux e Toulouse fez-se representar por Carolina Amado, integrante da sua equipa.

Durante a visita aos vários expositores houve oportunidade de degustar diversos produtos de várias regiões de Portugal e igualmente de ter contacto com diversas tradições e elementos culturais portugueses. Estiveram representadas diversas regiões de Portugal, nomeadamente Amarante, Fafe, Lamego, Seia, Arcos de Valdevez, Melgaço, Ponte da Barca, Viseu, Ameal, Coimbra, Montemor-o-Velho, Mirandela, Paços de Ferreira, entre outros.

A seguir à abertura da feira atuaram os artistas Toni & Sónia, Sónia Cortez, e o grupo folclórico Vila Rosa. O dia de sábado abriu às 10h00 com a atuação da Escola de Concertinas de Toulouse, seguindo-se uma tarde de jogos tradicionais portugueses findada pelo grupo de bombos “Bombo Folie”. No início da noite atuou o grupo folclórico Estrelas do Norte, seguindo-se a dupla Toni & Sónia, Sónia Flavia e o cabeça de cartaz, Vira Milho.

Nesta noite de sábado, e citando diversos espetadores presentes, foi “a noite festiva com mais afluência de sempre em Toulouse, em largos anos”. O recinto esgotou e a organização estima que tenham estado no recinto mais de 2.000 pessoas. A organização chega a este número pelas regras internacionais usadas habitualmente em eventos, em que é utilizado o tamanho do espaço e a concentração média de pessoas no recinto.

O domingo começou pelo grupo de bombos “Mokotos”, seguindo-se os Amigos das Concertinas de Toulouse e Montauban, o grupo folclórico Violetas de Toulouse e as Marchas Populares de Santo António, de Albi.

De referir que a rádio Canal Sud, e o programa de língua portuguesa, efetuou emissão em direto durante a manhã de domingo, e no dia anterior tinham estado no espaço da feira jornalistas do jornal “La Depeche” e da rádio France Blue.

Seguiu-se a cerimónia de encerramento, com a organização a agradecer a todos os que colaboraram para colocar de pé um evento que já é o maior da Comunidade portuguesa no Midi-Pyrénées. Ficou também uma palavra especial para os mais de 50 patrocinadores da feira, não deixando ainda a organização de referir um agradecimento a todos os expositores que vieram de Portugal e que tornaram “a segunda edição da Feira, uma vez mais, um sucesso”.

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 1 Voto
7.5