Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

Academia do Bacalhau de Paris faz donativo a jovem deficiente

ABP ABP ABP ABP ABP ABP ABP

Desde o momento em que o caso de Romain Decogne chegou ao conhecimento da Academia do Bacalhau de Paris que os «Compadres» e as «Comadres» se sentiram extremamente sensibilizados e souberam que tinham que fazer algo para ajudar este jovem de 24 anos, vítima de um AVC com graves sequelas.

A mobilização foi massiva: 175 pessoas compareceram no jantar que a Academia organizou na sexta-feira dia 8 de setembro, na Sala Vasco da Gama, em Créteil.

Os fundos angariados no evento, integralmente doados ao jovem, foram igualmente extraordinários: 48.000 euros, que serão usados pela família de Romain Decogne na realização de obras em casa que permitam acolher o jovem dignamente – até aqui, Romain tem estado num Centro de acolhimento para pessoas até aos 25 anos e terá que sair em breve.

Para se alcançar este montante, foi necessária a generosa contribuição de muitos Compadres e Comadres. Manuel Moreira ofereceu uma parte das entradas, Clotilde Lopes ofereceu o “pão surpresa de açorda de bacalhau”, todas as bebidas não-alcoólicas e a decoração da sala, o senhor Bento ofereceu a quase totalidade de um porco no espeto, Fernando Cândido, da Cândido Europa, deu os vinhos, Carlos e Antónia Gonçalves, da Pastelaria Canelas, ofereceram todas as sobremesas, os Cafés Delta doaram o café, Benjamim Duarte o champanhe e Gomes de Sá, da Lusopress, dois Magnum de Champanhe que foram leiloados para angariar mais fundos.

Assim, a totalidade dos 175 presentes jantou pela módica quantia de 1.500 euros, incluindo o aluguer da loiça. E todo o restante valor reverteu para Romain Decogne e para as obras em casa dos seus pais, Denis e Sandrine.

Foi com «orgulho e emoção» que Fernando Lopes, Presidente da Academia do Bacalhau de Paris, anunciou aos convivas o montante angariado, agradecendo a todos aqueles que contribuíram para esta causa solidária.

O orçamento para as obras de remodelação era de 50.000 euros, pelo que foi praticamente coberto na totalidade pela ação dos Compadres e Comadres da Academia do Bacalhau de Paris.

Este foi, assim, um evento que pôs em evidência os pilares das Academias do Bacalhau, muito especialmente o da solidariedade, e que mostrou que, mais do que por palavras, estes valores são vividos pelos Compadres e Comadres nas suas ações no dia-a-dia.

Os novos Compadres da noite, Jean-Philippe Diehl e Manuel Pinto Lopes, apadrinhados, respetivamente, por Vitalino de Ascenção e Ricardo José, tiveram a honra de se juntar oficialmente à família da Academia do Bacalhau de Paris num jantar excecional – que marcou também o 19º aniversário desta tertúlia.

A Academia do Bacalhau de Paris volta a organizar um evento já no próximo fim de semana. A 16 de setembro, no Golf d’Ormesson, terá lugar o 6º Torneio de golfe da ABP. As inscrições estão abertas através dos meios habituais.

Depois disso, haverá a deslocação ao Congresso mundial das Academias do Bacalhau, de 13 a 15 de outubro, na ilha Terceira, nos Açores e que, até à data, conta já com 40 inscritos da tertúlia de Paris.

 

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 4 Votos
7.6