Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

St Priest: Juventude do Alto Minho convidou o Maire e o novo Cônsul

LusoJornal / Jorge Campos LusoJornal / Jorge Campos LusoJornal / Jorge Campos LusoJornal / Jorge Campos LusoJornal / Jorge Campos

Os dirigentes da associação Juventude do Alto Minho de Saint Priest (69), nos arredores de Lyon, acolheram nos seus locais, para um almoço de confraternização, uma delegação da Mairie de St. Priest, onde o Maire Gilles Gascon fez conhecimento com o novo Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, que estava acompanhado pelo Conselheiro das Comunidades Manuel Cardia Lima.

No decorrer do almoço, preparado pela equipa de cozinheiras da associação, que também fazem parte do Grupo folclórico Juventude Alto Minho, Gilles Gascon felicitou a Direção da coletividade, e «em especial o meu velho amigo» Presidente Manuel Amorim. «Estou muito grato por este convite, onde tenho a ocasião de conhecer o Cônsul Luís Brito Câmara, e também por ver que a associação responde positivamente à missão que deve ter, não só no seio da Comunidade portuguesa, mas também na cidade de St. Priest. E talvez possamos no futuro falar na possibilidade de uma geminação entre St Priest e uma vila em Portugal» concluiu o Maire Gilles Gascon no seu discurso.

«Convidámos o Cônsul Luís Câmara para travar conhecimento com a nossa associação, e também com a equipa municipal que, para além do Maire, tivemos aqui os Adjuntos para a cultura, para a vida associativa, entre outros» disse o Presidente Manuel Amorim ao LusoJornal. Estavam efetivamente presentes Doriane Corsale, Bernard Guttin, Jacques Burlat e Pascal Lachaize.

St Priest situa-se a este de Lyon, faz parte da metrópole lionesa e tem cerca de 45.000 habitantes, e onde a Comunidade portuguesa reside desde os anos sessenta, no início da emigração portuguesa para a região de Lyon.

«Tenho intenções de continuar a visitar as associações portuguesas da região, desde que o convite me seja feito, e assim travar conhecimento com a Comunidade. A minha missão é estar junto das Comunidades portuguesas e faço disso um ponto de honra» disse por seu lado o Cônsul Geral Luís Câmara. «Penso que não faltarão ocasiões para que isso aconteça durante o tempo em que vou cá estar. Já fui a Dôle, a Clermont Ferrand, a Meyzieux e a Caluire, mesmo que seja uma região muito grande – o Rhône Alpes e a Auvergne – eu estarei sempre disponível para fazer conhecimento com as pessoas da nossa Comunidade e com as autoridades francesas».

O Cônsul Geral disse ainda que «também tenho intenção de reunir brevemente os empresários portugueses desta região, para os conhecer, e também os Presidentes da rede associativa, no Consulado. Eu estou aqui para ajudar todos os Portugueses e gostaria de os conhecer todos».

Depois das férias de verão, já recomeçaram os ensaios do grupo de folclore da associação, «que é a nossa principal atividade». Os ensaios têm lugar aos sábados, das 19h00 às 22h00. O Presidente Manuel Amorim disse ao LusoJornal que as próximas atividades da associação vão ser a Festa do S. Martinho, com castanhas assadas e a Passagem de Ano, que terá lugar na sede da associação.

«Hoje em dia temos cerca de 400 associados» concluiu Manuel Amorim o Presidente da Associação Juventude do Alto Minho.

 

 

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 5 Votos
5.9