Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

Festa “molhada” de São Martinho em Neuilly-sur-Seine

Num contexto de comemoração do nonagésimo nono aniversário do Armistício do 11 de novembro de 1911, a Association Culturelle Portugaise de Neuilly-sur-Seine (92) e a Comunidade católica portuguesa celebraram a sua tradicional festa de São Martinho.

O dia de 11 de novembro é sinónimo de dia de tradição para a Comunidade portuguesa, que celebra a festa de São Martinho com a degustação de castanhas assadas e de vinho novo em família.

A lenda conta a história de Martinho que, seguindo montado a cavalo num dia chuvoso e de frio, encontrou um mendigo. Vendo o pedinte tremendo de frio, Martinho cortou a capa com a sua espada para cobri-lo com uma das duas partes. Apesar das intempéries, Martinho continuou a sua viagem. A lenda relata que nesse momento, as nuvens desapareceram e que o sol surgiu.

Este dia marca então também a celebração do outono, um período chuvoso dourado pela a caída das folhas das árvores.

Em plena “Esplanade du Souvenir Français”, na avenida Charles de Gaulle, os cidadãos tiveram a oportunidade, como é o caso cada ano, de saborear gratuitamente castanhas oferecidas pelo o Município de Chaves. A música folclórica da Fanfarre de Nanterre e do grupo de Concertinas da associação Convergence de Montreuil (93), animaram a festa e a venda de produtos regionais portugueses em particular os famosos pastéis de nata, cobiçados pelos Franceses.

Apesar de um tempo chuvoso, a festa conheceu um sucesso notável, reunindo os habitantes de Neuilly-sur-Seine e arredores. As presenças do Maire de Neuilly-sur-Seine, Jean-Christophe Fromantin, e dos seus Adjuntos Françoise Descheemaeker e François Le Stang (e também alguns Conselheiros municipais como por exemplo Ariane Gellé e Gilles de La Motte, e da Deputada Constance Le Grip) mostram a consideração e o apoio inalienável que a cidade concede à associação portuguesa.

Considerando a forte presença da Comunidade portuguesa na cidade, os Municípios de Neuilly-sur-Seine e de Chaves sustentam uma estreita colaboração e fortes relações de amizade. Podemos anotar também a presença do Deputado português Paulo Pisco, de Carlos Pires em representação da Embaixada de Portugal em Paris, e do Adido cultural no Consulado Geral de Portugal de Paris.

Uma tarde a reproduzir para o ano próximo.

A Association Culturelle Portugaise de Neuilly-sur-Seine, dá-nos desde já encontro no dia 2 de dezembro, para uma Revista à Portuguesa com cantores reconhecidos: António Pinto Basto e Manuela Bravo.

 

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 10 Votos
8.5