Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

A associação “Colombe de la Paix”de Bron (69), nos arredores de Lyon, organizou o S. Martinho no sábado passado. A sala da sede da associação acolheu durante este dia várias centenas de pessoas, sócios, amigos e vizinhos.

“Tínhamos, ao meio dia, um cozido à portuguesa. Pela tarde houve castanhas assadas, e à noite houve também grelhados e um baile que durou até tarde, animado pelo nosso Dj Jorge Santos” disse ao LusoJornal Paulo Silva, o Presidente da associação.

Para além de Paulo Silva, a Direção atual é composta também por Isolina Santos (Secretária), Sandra Alves (Tesoureira) e Paulo Macedo (vice-Tesoureiro). O responsável pelo rancho folclórico da associação é Jorge Santos e o responsável pela respetiva tocata é Mickael Silva, que atualmente também dá aulas de concertina a quem se inscrever, segundo explicou Paulo Silva.

“As nossas próximas atividades são a Passagem de ano e também uma exposição e venda de joias, a festa do Carnaval e mais tarde, o nosso Festival de folclore. Para finalizarmos o ano, antes de férias, temos um passeio até ao mar, em a Loretta Del Mar» completa Isolina Santos, que para além de ser membro da Direção, também é a ensaiadora do grupo de folclore “Colombe de la Paix”.

O grupo tem cerca de oito pares a dançar e conta com uma dezena de músicos, com vários instrumentos. Os ensaios são feitos aos sábados à noite, na sede da associação, seguido-se sempre um convívio e um bailarico. «Estamos abertos para os nossos sócios e amigos às sextas e aos domingos. Contamos com cerca de 50 famílias inscritas e fazemos tudo para que este ambiente familiar perdure na nossa associação. Nós temos sócios que vêm de muito longe, para conviverem connosco».

Esta associação conta-se por entre as mais antigas associações de folclore fundada por Portugueses na região de Lyon e ainda hoje o Presidente honorário é o fundador Sr. Pires, e está sempre presente na maior parte das atividades desta coletividade.

 

 

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 1 Voto
9.9