Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

O Cônsul Honorário de Portugal em Nice, Joaquim Pires, anunciou ao LusoJornal que vai construir um Memorial de homenagem aos Soldados Portugueses que participaram na I Guerra Mundial. O Memorial vai ser construido em Beausoleil, uma cidade na fronteira com o Monaco e deve ser inaugurado no dia 11 de maio de 2018.

«No mês de maio vamos inaugurar um Memorial importante no sul da França, no quadro do Centenário da Grande Guerra. Vai ser um grande Memorial, em Beausoleil, para honrar os Portugueses que morreram em França» disse ao LusoJornal.

Joaquim Pires é empresário em Sainte Maxime e queixa-se que em França não se fale da participação do Corpo Expedicionário Português na I Guerra Mundial. «Não se fala nos soldados portugueses. Ainda agora passou o 11 de novembro, falaram de muitos países que participaram na Guerra de 14-18 e nunca falam dos nossos soldados portugueses que morreram cá. Só de uma vez morreram uns 2.000 numa batalha» disse ao LusoJornal, referindo-se à Batalha de La Lys.

Joaquim Pires sonha que o Presidente da República se desloque para a inauguração. «Se ele não puder, como é uma pessoa fantástica, mandará uma pessoa indicada. Quem sabe o Primeiro Ministro?» diz o empresário. «Deixamos a nossa diplomacia avançar».

Beausoleil é a cidade com maior concentração de Portugueses no sul da França. Uma grande parte trabalha no Monaco, mas não pode viver no Principado.

Como Joaquim Pires também é Presidente da Delegação PACA da Câmara de comércio e indústria franco-portuguesa (CCIFP), programou para o dia seguinte, dia 12 de maio, o Jantar de Gala da Delegação da CCIFP.

E para terminar, Joaquim Pires tem um outro sonho: organizar nessa altura um concerto do «fantástico» Tony Carreira «para os Portugueses do sul da França».

Joaquim Pires foi condecorado recentemente com as insígnias da Ordem de Mérito industrial pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

 

 

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 14 Votos
4.3