Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

Laventie: inauguração de uma placa da cidade de Santarém

ATB 14-18 ATB 14-18 ATB 14-18 ATB 14-18

Para se lembrar dos filhos da terra que perderam a vida durante a I Guerra Mundial de 1914-18, e de todos os combatentes portugueses do Corpo Expedicionário Português (CEP) que combateram em França, a cidade de Santarém, mandou instalar uma placa comemorativa na localidade de Laventie.

A autarquia portuguesa solicitou à associação L’Alloeu Terre de Batailles (ATB 14-18) para escolher o lugar onde instalar a placa.

A escolha foi então para Laventie, em acordo com aquela localidade do Norte da França. Junto ao painel de informações que está no Cemitério de Laventie, foi agora colocada a placa de Santarém.

O painel de informações já tinha sido realizado pela ATB 14-18, indicando a presença portuguesa nesta localidade em 1917.

Estavam presentes no momento da colocação da placa, no dia 11 de abril, alguns dos autarcas de Laventie, entre os quais M. Decoster, Mme Lemire, M. Laplume e M. Vanhove, assim como alguns membros da associação ATB 14-18, entre os quais o historiador Bertrand Lecomte, principal obreiro desta iniciativa.

Depois da fixação da placa, foi aí colocada uma coroa de flores.

 

 

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 7 Votos
5.7