Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

A Casa de Portugal – Residência André de Gouveia, na Cidade Universitária de Paris, vai expor pinturas da artista portuguesa Cristina Valadas, de 19 de maio a 30 de junho.

A mostra, intitulada «Viagem ao quarto escuro», vai trazer a obra de Cristina Valadas a Paris pela primeira vez, numa cidade onde viveu quando era criança e que a marcou desde então. «Paris foi meu lar por uns tempos e poderia ter sido para sempre. Paris é para mim uma hipótese de projeção para fora e é um sonho que consegui concretizar», disse à Lusa a artista de 43 anos.

A exposição vai ter cerca de 20 trabalhos concebidos para esta exposição, entre pinturas em acrílico sobre papel ‘craft’, de grandes e pequenos formatos, e «caixas de luz» que são pequenos cenários de teatro com figuras oníricas.

Cristina Valadas contou que a exposição começa com «um mundo imaginário nas caixas de luz» que prepara o espetador para a «viagem ao quarto escuro», a qual é representada em pinturas figurativas que ilustram um universo introspetivo e com «muito sentido de humor».

«Há muito sentido de humor. As pinturas brincam, brincam, brincam mas falam muito sério porque são coisas do foro do inconsciente e, como o título indica, é aquele sítio onde a gente não quer ir, que está todo desarrumado, que tem a ver com o nosso passado e com aquilo que nos magoa», descreveu a artista.

Cristina Valadas, que venceu o Prémio Nacional de Ilustração, em 2007, e o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, em 2000, também faz ilustrações para livros, tendo desenhado para obras de Valter Hugo Mãe, Manuel Alegre, Luísa Dacosta e José Jorge Letria, entre outros.

A artista tem exposto maioritariamente em Portugal, mas esteve várias vezes representada na Feira Internacional de Arte Contemporânea de Madrid (ARCO) e participou na exposição coletiva Prémio Baviera de Pintura, na Casa de Serralves, no Porto, em 2000, ano em que representou Portugal no Prémio Internacional de Arte Contemporânea de Monte Carlo.

 

 

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 8 Votos
1.6