Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

Crianças da Pastoral Portuguesa da região de Lyon fizeram a Primeira Comunhão

LusoJornal / Jorge Campos LusoJornal / Jorge Campos LusoJornal / Jorge Campos LusoJornal / Jorge Campos LusoJornal / Jorge Campos LusoJornal / Jorge Campos

No domingo, dia 10 de junho, a Pastoral Portuguesa da Diocese de Lyon organizou, durante a sua celebração dominical, as Primeiras Comunhões, profissões de fé. A igreja da Paróquia de St. Lucas, em Ste Foy-les-Lyon, acolheu os fiéis e pais das crianças que frequentaram a catequese durante o ano 2017/2018. O Capelão da Comunidade portuguesa, o Cônego Eric Besson, presidiu a celebração da Eucaristia.

A Matilde, Bruna, Telmo, Eduardo e Beatriz comungaram e professaram a sua fé durante a cerimónia. Os seus colegas, num total de quinze, farão por escolha familiar, esta cerimónia em Portugal, com as suas famílias no decorrer das férias de verão, nas suas terra respetivas.

«Temos quatro pontos de encontros e cerimónias religiosas, mas uma só comunidade cristã» é o lema que o Capelão Eric Besson costuma pronunciar, para indicar a necessidade de união e de respeito que deve sempre viver a Comunidade portuguesa.

«Foi uma cerimónia linda e festiva. A Comunidade também respondeu presente neste dia pois uma assembleia viva e participante viveu este acontecimento, que é o crescer na vida cristã dos nossos meninos, vivendo os sacramentos» disse ao LusoJornal Isabel Santos, a responsável pela Catequese. «Hoje estamos numa vida de valores materialistas e da qual muitos sofremos, e também o de nos afastarmos de Deus. Aumentar a fé e os valores espirituais é uma urgência na juventude».

Os Catequistas Glória, Graça, Edelson, Nuno, Fernanda, Paula, Jorge e Isabel acolhem aos sábados, segundo o calendário, cerca de cinquenta crianças em diferentes anos de curso catequético, nas salas da Paróquia de St. Lucas, durante noventa minutos. As inscrições e «Portas abertas» de informação estão agendadas para setembro, nos dias 8 e 15, e o início das formações está previsto para o sábado, dia 22 de setembro.

«Acabamos por ter duas vocações, pois ao ensinarmos e transmitirmos a fé, e darmos a conhecer Deus, também ajudamos os nossos meninos a praticarem a nossa língua portuguesa, o que é de muito agrado dos pais» disse o Catequista Edelson.

A próxima atividade da Pastoral está prevista para o domingo 17 de junho, onde a Comunidade festejara o fim da Catequese e das celebrações eucarísticas antes das férias de verão, na Paróquia de Ste. Famillle, em Villeurbanne. Vai ser «um dia de partilha e de lazer». Pela manhã está prevista a celebração da Eucaristia, às 11h00 e segue-se um piquenique de partilha e jogos para as crianças e famílias. Um grupo de 20 adultos e jovens preparam o sacramento da Crisma, previsto para 9 de dezembro.

 

 

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 4 Votos
7.2