Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

Geminação entre Ponte da Barca e Vaulx-en-Velin deve ser assinada até ao verão

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca esteve em Vaulx-en-Velin (69), nos arredores de Lyon, no passado dia 8 de dezembro, a convite da Maire daquela cidade para finalizar a geminação entre os dois municípios.

Num encontro na Mairie Annexe, que juntou cerca de 100 pessoas, participou também o Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, os Presidentes de várias associações portuguesas e empresários da região.

O Cônsul Geral aproveitou para felicitar ambos os responsáveis municipais pela visita, que vem reforçar as ligações entre ambas as populações e confirmar a vontade de desenvolver projetos «que venham elevar a qualidade de vida dos povos». Sublinhou a importância dos povos europeus promoverem este tipo de ligação «que prepara as bases para o futuro desenvolvimento económico e social das populações» e salientou que «as Comunidades portuguesas em França têm não só contribuído para o desenvolvimento económico e social da França como têm conseguido honrar o nome de Portugal com a sua dedicação, trabalho e exemplo».

A este propósito, Luís Brito Câmara reiterou mais uma vez a importância das Comunidades portuguesas serem apoiadas pelas autoridades francesas, como é o caso em Vaulx-en-Velin, e agradeceu à Maire «pela sua amizade e esforços em valorizar e concretizar o excelente relacionamento entre a França e Portugal, cujas ligações históricas e culturais são antigas».

O diplomata terminou a sua alocução relembrando a amizade que existe entre ambos os povos, «com provas dadas, como sucedeu na Batalha de La Lys, em que milhares de Portugueses combateram para defender a França e deram a sua vida pela França e por Portugal». Salientou que «a Grande Guerra sedimentou e reforçou a amizade entre a França e Portugal no sacrifício dos seus filhos e de ambos os povos e que as Comunidades portuguesas em França contribuem para reforçar as relações entre ambos os povos e países para o futuro». Em relação ao futuro, defendeu que «Portugal tem um passado glorioso mas igualmente uma projeção no futuro, como o demonstra o Web Summit que ficará em Lisboa até 2028, por exemplo», e que a visita do Presidente da Câmara de Ponte da Barca constitui «um excelente sinal de que o futuro de Ponte da Barca e de Vaulx-en-Velin ficarão ligados, com contributos sólidos e uma amizade comprovada».

No domingo, o Presidente da Associação Estrelas do Minho, Manuel Martins, convidou a Comitiva que veio de Portugal e a Maire da cidade, Hélène Geoffroy, para visitar a associação que tem precisamente muitos membros oriundos da Ponte da Barca.

O Presidente da Câmara Augusto Manuel dos Reis Marinho estava muito contente por se encontrar e falar com muitas pessoas do seu concelho e referiu que “sinto-me como em casa”. A Maire também estava muito contente porque era a primeira vez que visitava aquelas instalações, e pediu ao Presidente da coletividade para participar mais nos eventos organizados pela Mairie. Referiu também que no mês de agosto iria a Portugal!

Ambos os autarcas disseram que os contactos foram muito bons e combinaram assinar o Protocolo de geminação até às férias de verão.

O Conselheiro das Comunidades Manuel Cardia Lima e o Diretor do Banco Santander Totta António Rabeca, também foram convidados e participaram neste convívio que o Rancho Estrelas do Minho animou e que fez dançar o Presidente e a Maire.

 

 

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 5 Votos
7.1
X