Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

Um pouco de história…

O Dia dos Namorados, em alguns países chamado Dia de São Valentim, é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais e namorados, em alguns lugares é o dia de demonstrar de afeição entre amigos. Sendo comum a troca de cartões e presentes com símbolo de coração, tais como as tradicionais caixas de bombons. Em Portugal, assim como em muitos outros países, comemora-se no dia 14 de fevereiro. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo António de Lisboa, conhecido pela fama de “Santo Casamenteiro”.

Hoje não vou propor uma caixa de chocolates, mas algo mais “quente”. Guarde os chocolates para a sobremesa… Esta receita de Lavagante Escaldante é excelente para uma noite sedutoramente elegante. A excentricidade provada pelo Champagne e pelo glamour da lavagante, provoca a subida da temperatura durante o jantar.

 

Ingredientes

(para duas pessoas)

1 garrafa de Champagne seco

3 colheres de sopa de margarina

1 lavagante vivo

2 cebolas

3 cenouras pequenas

Salsa

Rosmaninho

Tomilho

Manjericão

Sal e pimenta q.b.

 

Preparação

Coloque um tacho ao lume com água e sal. Quando a água começar a ferver, coloque a lavagante no tacho.

Deixe-a cozer durante cerca de 15 minutos. Quando estiver cozido, retire-a da água e parta-a ao meio, no sentido do comprimento.

À parte, derreta 20g de margarina numa frigideira grande.

Aloure no lume com as cebolas picadas, as ervas aromáticas e as cenouras cortadas em cubos muito pequenos. Vá mexendo de vez em quando, muito lentamente.

Cuidadosamente, coloque as metades da lavagante na frigideira e regue com o Champagne.

Derreta o resto da margarina no molho e vá regando a lavagante com ele.

Tempere com pimenta. Deixe cozer em lume brando, durante uns 30 minutos.

 

Nota: Sirva num ambiente com pouca luz e com uma música romântica.

 

Toque especial: Se tiver uma lareira, acenda-a, senão, coloque um filme de uma lareira acesa na televisão… sim, há vários na internet.

 

Vinho: Não. Hoje é só Champagne, senão uma garrafa de vinho espumante, mas tire o rótulo e diga que ficou no balde do gelo 🙂

 

Dica: Se sobrar, mude de namorada ou para a próxima leve-a a um restaurante.

 

 

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 1 Voto
9.2
X