Futebol: Monaco de Leonardo Jardim em queda livre

A quarta jornada da Ligue 1 encerrou no domingo 2 de setembro com a derrota caseira do Monaco de Leonardo Jardim por 2-3 frente ao Marseille no Estádio Louis II.

Os golos do encontro foram apontados pelo Grego Kostas Mitroglou, que passou pelo Benfica, pelo Francês Florian Thauvin e pelo Francês Valère Germain para os Marselheses, enquanto o Belga Yuri Tielemans e o Colombiano Falcao marcaram os tentos dos Monegascos.

Um jogo deveras interessante no sentido em que o Marseille esteve a vencer por 0-1, depois o Monaco passou para a frente do marcador (2-1), antes da derradeira reviravolta com o tento do triunfo Marselhês a ser apontado aos 90+1 minutos pelo avançado Valère Germain.

Um encontro com sotaque lusófono visto que dentro das quatro linhas havia três jogadores que falam português: o Brasileiro Jemerson e o Português Rony Lopes do lado do Monaco e o Brasileiro Luiz Gustavo do lado do Marseille. E também havia três jogadores que passaram pelo Campeonato português, dois Monegascos – o Suíço Diego Benaglio, que representou o Nacional da Madeira e o Colombiano Falcao, que atuou pelo FC Porto – e um Marselhês – o Grego Kostas Mitroglou, que jogou no Benfica.

De notar que o outro português que integra o plantel do Monaco, Pelé, não foi convocado para este encontro. Pelé chegou durante este verão, proveniente do Rio Ave. Quanto ao defesa luso do Marseille, Rolando, também não participou no encontro por estar a recuperar de uma lesão.

Com este resultado o Marseille sobe para o quinto lugar com sete pontos, enquanto o Monaco do Treinador português Leonardo Jardim continua em queda livre e ocupa agora o 13° lugar com quatro pontos.

Desde a primeira jornada, em que ocupava o terceiro lugar, o Monaco está em queda, atingindo agora a 13ª posição. Um lugar inconfortável para o vice-Campeão 2017/2018 e Campeão 2016/2017.

Na próxima jornada os Monegascos comandados por Leonardo Jardim vão ter de reagir frente ao Toulouse, a 15 de setembro, pelas 20h00. O Marseille terá pela frente o Guingamp, a 16 de setembro, pelas 21h00.

 

PSG isola-se, Lille derrotado pela primeira vez

Durante o fim de semana, o Paris Saint Germain venceu por 2-4 na deslocação ao terreno do Nîmes e isolou-se na frente do Campeonato com 12 pontos em 12 possíveis. O Dijon perdeu por 0-2 frente ao Caen e ocupa o segundo lugar com 9 pontos, os mesmos que o Toulouse que derrotou por 1-2 o Guingamp.

Quanto ao Lille está agora no quarto lugar com 7 pontos após a derrota por 1-0 na deslocação ao terreno do Angers. O Lille, que conta com cinco jogadores portugueses no plantel – José Fonte, Rui Fonte, Xeka, Edgar Ié e Rafael Leão – acabou por ser derrotado pela primeira vez nesta temporada.

Na próxima jornada a equipa do Norte da França desloca-se ao terreno do Amiens. Um encontro durante o qual o Lille poderá certamente contar com os cinco elementos lusos. Recorde-se que os contratos de Rafael Leão e Rui Fonte ainda não foram aprovados pela Liga Francesa de Futebol.