LusoJornal / António Borga

Futebol: Rolando e Pelé vitoriosos na Ligue 1

A décima quarta jornada do campeonato francês da primeira divisão de futebol, a Ligue 1, encerrou no domingo 25 de novembro com o triunfo do Marseille por 1-3 na deslocação ao terreno do Amiens.

Rolando, um regresso com triunfo

Em Amiens o encontro foi marcado pelo regresso à competição e ao onze inicial do defesa-central português de 33 anos, Rolando, isto após seis meses fora dos relvados por causa de uma grave lesão.

O jogo até começou mal para os Marselheses. Aos 8 minutos de jogo, e após um erro do guarda-redes do Marseille, Steve Mandanda, o Amiens abriu o marcador com um tento do defesa francês Bakaye Dibassy.

A equipa do Sul da França tardava em responder e o Amiens criava-se oportunidades para chegar ao segundo golo.

O Marseille contou com uma proeza individual do avançado francês Florian Thauvin para chegar ao empate aos 26 minutos. No intervalo o empate mantinha-se.

Na segunda parte os Marselheses conseguiam dominar o jogo mas o segundo tento apenas apareceu aos 80 minutos num livre direto de… Florian Thauvin.

Aos 82 minutos, o Marseille quase matou o encontro com uma grande penalidade falhada do médio francês Dimitri Payet.

O Amiens, entusiasmado pela grande penalidade falhada, tentou empatar mas ao tentar marcar acabou por ser novamente surpreendido por Florian Thauvin aos 90+1 minutos. Três golos para o avançado francês que levou às costas o Marseille. Com este triunfo os Marselheses sobem para o quinto lugar com 25 pontos, enquanto o Amiens fica na 16ª posição com 13.

Monaco venceu pela primeira vez com Thierry Henry

Desde que o Treinador português Leonardo Jardim saiu do Monaco, os Monegascos não tinham vencido nenhum encontro no campeonato francês de futebol.

A maldição acabou durante o fim de semana com o primeiro triunfo para o Técnico francês Thierry Henry, que contou com o médio luso-guineense Pelé dentro das quatro linhas, enquanto o avançado português Rony Lopes continua lesionado e não pode dar o seu contributo à equipa.

O Monaco venceu por 0-1 na deslocação ao terreno do Caen com o único tento a ser apontado pelo avançado colombiano Falcao, jogador que passou pelo campeonato português e pelo FC Porto.

Na tabela classificativa o Monaco permanece no 19° lugar com 10 pontos, enquanto o Caen está na 17ª posição com 13 pontos.

Rolando e Pelé, dois atletas lusos acabaram por vencer durante o fim de semana com os respetivos clubes.

Na próxima jornada, o Monaco recebe o Montpellier a 1 de dezembro pelas 20h00, enquanto o Marseille recebe o Reims a 2 de dezembro pelas 17h00.

De notar por fim que a Ligue 1 de futebol é liderada pelo Paris Saint-Germain com 42 pontos em 42 possíveis, com 14 triunfos em 14 encontros.