LusoJornal / António Borga

Futebol: Rolando, um regresso esperado

Dois jogos sem derrotas é o balanço que tem o defesa-central português do Marseille, Rolando, desde o seu regresso aos terrenos. Neste domingo 2 de dezembro, a equipa do Sul da França empatou sem golos, em casa, frente ao Reims, enquanto na semana passada os Marselheses vencer por 1-3 na deslocação ao terreno do Amiens, em jogos a contar respetivamente para a 15ª e 14ª jornada do campeonato francês da primeira divisão de futebol, a Ligue 1.

Rolando, internacional português de 33 anos, esteve parado cerca de seis meses por causa de uma lesão grave. Na passada semana o defesa-central regressou à competição e foi titular frente ao Amiens.

O LusoJornal esteve presente nesse regresso.

 

Como foi o regresso?

Foi muito bom após muitos meses fora. Ainda por cima regressei frente à equipa contra a qual me lesionei. É o destino. Foi bom. Estava à espera deste momento e preparei-me para isso. Queria voltar o mais rápido possível e consegui. Era previsto voltar em janeiro, tentei ao máximo e as coisas deram certo. Estou a desfrutar do momento, e com a vitória ainda melhor.

 

O triunfo foi importante?

Quando se joga em último, conhecemos os resultados das outras equipas, e apesar de termos de vencer todos os jogos, já se fazem algumas continhas e sabíamos que podíamos recuperar um lugar, ficando mais próximos do pódio. Conseguimos alcançar a vitória a vitória mesmo começando mal. Sofremos um golo mas conseguimos dar a volta ao encontro. Era importantíssimo ganhar este jogo. Sabíamos que a jogar em casa, eles iam pressionar um pouco de início. Conseguiram marcar num ressalto e depois empolgaram-se, pressionando mais. No entanto estancamos o ataque deles e começamos a pegar na bola, ditando as regras. Houve o empate a uma bola, e depois tínhamos o controlo do jogo, era uma questão de tempo e de sermos mais eficazes à frente da baliza. Conseguimos e depois do segundo golo ficou tudo mais fácil.

 

A defesa com Rolando é diferente…

Apesar de termos sofrido o primeiro golo, voltamos a ver a equipa do ano passado que mesmo a perder, mesmo a sofrer, sabemos que podemos marcar a qualquer altura e podíamos dar a volta. Isso é importante. Temos confiança. Para mim também foi importante porque regressei e regressei com uma vitória, sendo muito mais fácil, mais tranquilo, trabalhar após triunfos.

 

O Marseille ocupa o quinto lugar com 26 pontos, a um ponto do Lille, a dois do Lyon, e a três do Montpellier que está no segundo lugar do campeonato francês da primeira divisão de futebol, a Ligue 1. De notar que após o empate sem golos frente ao Reims, o Marseille volta a jogar nesta quarta-feira 5 de dezembro, deslocando-se ao terreno do FC Nantes.