20 anos do LusoJornal: “um papel fundamental no exercício da democracia”


Mensagem de Luísa Semedo,

Filósofa, professora e ex-Conselheira das Comunidades Portuguesas

.

Ao longo destas duas décadas de existência, o LusoJornal tem sido muito mais do que uma simples fonte de notícias: tem desempenhado um papel fundamental no exercício da democracia e de elo indispensável entre as Comunidades, o país de origem e o país de residência. Num mundo em que o debate público e o pluralismo são frequentemente ameaçados, um jornal que dá voz às Comunidades é uma âncora de resistência.

Através das suas páginas, as histórias das Comunidades, as questões mais essenciais, assim como os desafios locais encontram uma plataforma de transmissão, fomentando um diálogo que alimenta a participação ativa na sociedade, fortalecendo a cidadania.

É com grande alegria que celebro este marco, nomeadamente por ter tido a honra de colaborar neste projeto.

Ao longo da última década, encontrei sempre no LusoJornal um espaço de verdadeira liberdade para partilhar textos de opinião, assim como notícias sobre as nossas diversas iniciativas associativas ou as do Conselho das Comunidades Portuguesas.

O Carlos Pereira, com a sua dedicação incansável, tem sido a força motriz por detrás de um projeto que, embora frágil pela sua natureza, é absolutamente essencial.

Numa era em que os meios de comunicação enfrentam desafios profundos, a sua persistência em manter viva esta plataforma é um ato de bravura, mas também de convicção.

Que venham muitos mais anos de partilha, reflexão e crescimento para o LusoJornal.

Parabéns!

LusoJornal