23ª Semana do Cinema Lusófono teve lugar em Nice, Grasse e Beausoleil

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

 

 

A 23ª edição da Semana do Cinema Lusófono teve lugar entre os dias 23 e 29 de março, no Cinema Mercury em Nice, no Cinema Le Studio em Grasse e na Sala polivalente Prince Jacques em Beausoleil.

O evento é organizado desde sempre pela associação Espace de Communication Lusophone e pelo festival TransMediterranée, agora também pela Casa Di Cabo Verde.

Sete filmes estiveram em cartaz durante a semana, programados nas três cidades, em versão original, mas legendados em francês.

A primeira semana de confinamento teve lugar precisamente uma semana antes do início da 22ª edição da Semana do Cinema Lusófono e, por isso, Pedro da Nóbrega afirma que “nós decidimos voltar a marcar encontro com o público que soube mostrar fidelidade durante os anos do nosso festival”.

A primeira projeção teve lugar na quarta-feira, dia 23 de março, no Cinema Mercury de Nice, com “Bacurau”, um filme de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, com vários atores brasileiros, entre os quais a luso-brasileira Sónia Braga.

A última projeção teve lugar nesta mesma sala, na terça-feira 29 de março, com o filme também brasileiro “La Fièvre”, de Maya Da-Rin.

A organização programou também “A vida invisível de Eurídice Gusmão” de Karim Aïnouz, “Mosquito” de João Nuno Pinto, “Vitalina Varela” de Pedro Costa, “L’Ordre Moral” de Carlos Saboga com, entre outros, Maria de Medeiros, assim como o documentário de José Vieira sobre a emigração portuguesa dos anos 60 e a situação atual “Nous Sommes Venus”.

Quase todas as sessões foram animadas por um debate com o público e vários convidados passaram pelo festival, como por exemplo o Diretor de fotografia Otávio Espírito Santo, a professora Elisabete Calvinho Afonso, a advogada Catarina Clemente de Barros, o historiador Pedro da Nóbrega, o dirigente associativo João da Fonseca, o professor universitário Carlos Maciel, o antigo Presidente da associação organizadora Michel Ferreira da Silva, a reformada Simone Veron-Malo e Marilyn Troin.

Ainda no quadro desta semana de cinema, no sábado dia 26 de março, no Centro Cultural de La Providence, em Nice, foi organizado um concerto com Yzelina Papa e Carlos Lopes.

“Nós continuamos muito empenhados em dar a conhecer o universo da lusofonia, este vasto conjunto que se estende por vários continentes, onde se fala português. Esforçamo-nos para contribuir, com uma programação de filmes de autor e com músicos que a história comum moldou” afirma Pedro da Nóbrega, o principal animador da Semana de Cinema Lusófona.

O organizador agradeceu também “os parceiros fiéis” do evento, nomeadamente a Mairie de Nice e o Conseil Départamental des Alpes-Maritimes.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]