LusoJornal | Mário Cantarinha

25 de Abril: 50 anos / 50 testemunhos – Carlos Ferreira


A 25 de Abril de 1974 eu estava a viver em França e era ainda uma criança. Por isso, não tenho memórias fortes dessa altura. O que sei foi aquilo que me foi contado depois, nomeadamente pelos meus pais.

Mas agora, ao olhar em retrospetiva, consigo ver diferenças fundamentais entre o Portugal do pré e do pós Revolução.

Passámos de um país estagnado, fechado sobre si próprio e a viver sob um regime de ditadura, para um país aberto à mudança e à evolução, integrado na Europa, e onde o direito à Liberdade não é sequer uma questão que necessite de ser evocada.

Sendo eu empresário, consigo também imaginar que haja uma diferença fulcral a esse nível. Apesar das dificuldades económicas atuais do país, Portugal tem sido um sítio aberto ao negócio e ao desenvolvimento. É berço de empresas que marcam a diferença não só dentro das fronteiras nacionais, mas pela Europa e até pelo mundo fora. Não imagino isso num país a viver em ditadura. Tal como não consigo imaginar como seria o Portugal de hoje sem o 25 de Abril.

E ainda bem que não é preciso sequer imaginar.

.

Carlos Ferreira

Ex-Presidente da Academia do Bacalhau de Paris

.

“25 de Abril: 50 anos / 50 testemunhos” é uma iniciativa do fotógrafo Mário Cantarinha, em parceria com o LusoJornal.

Mário Cantarinha escolheu 50 personalidades da Comunidade portuguesa de França, 25 homens e 25 mulheres. Alguns destes testemunhos já foram utilizados para uma exposição há 10 anos. O LusoJornal publica agora os 50 testemunhos, um por dia, até ao dia 25 de abril de 2024.

LusoJornal