Florbela Paraíba: Presidente do Instituto Camões foi promovida a Embaixadora


A Presidente do Instituto Camões, Florbela Alhinho Paraíba, até agora da Ministra Plenipotenciária de 1ª classe, foi promovida na semana passada à categoria de Embaixador da carreira diplomática.

O Despacho foi publicado no dia 18 de setembro em Diário da República e foi assinado primeiro pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros Paulo Rangel, e depois pelo Primeiro Ministro Luís Montenegro.

Florbela Alhinho Paraíba nasceu em 29 de junho de 1972, em Beja. É licenciada em Relações Internacionais, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa e foi aprovada no concurso de admissão aos lugares de Adido de Embaixada, aberto em 27 de maio de 1995.

Foi Adida de embaixada; Secretária de embaixada, em 28 de maio de 1997; Terceira-secretária de embaixada, em 2 de março de 1998; Segunda-secretária de embaixada, em 7 de março de 2001; Primeira-secretária de embaixada, em 7 de março de 2004; Conselheira de embaixada, em 20 de outubro de 2010; Ministra plenipotenciária de 2ª classe, em 30 de janeiro de 2019; Ministra plenipotenciária de 1ª classe, em 30 de janeiro de 2022, passando agora ao estatuto de Embaixadora.

Florbela Paraíba passou pela Secretaria de Estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros; foi colocada na Missão em Díli, em 6 de junho de 2000; na Embaixada em Washington, em 17 de janeiro de 2002; na Missão Permanente junto das Nações Unidas, em Nova Iorque, em 21 de novembro de 2006; foi Adjunta do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, em 1 de setembro de 2009; Diretora de Serviços da África Subsariana da Direção-Geral de Política Externa, em 9 de fevereiro de 2011; foi colocada na Embaixada em Brasília, em 1 de agosto de 2013; na Embaixada em Roma, em 5 de agosto de 2017; foi Chefe do Gabinete do Secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em 1 de janeiro de 2019; foi Embaixadora em Dakar em 2 de julho de 2022 e é a Presidente do Conselho Diretivo do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I. P., desde 15 de julho de 2024.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Não perca