Vinho francês de 30 mil euros com lançamento mundial no Porto

O vinho tinto francês Liber Pater 2015, que tem um “preço de venda ao público de 30 mil euros por garrafa”, foi apresentado em estreia mundial na edição 2019 da Essência do Vinho, no Porto.

A informação foi divulgada pela organização do evento, a empresa Essência do Vinho (EV), segundo a qual o lançamento desse vinho, oriundo de Bordeaux, ocorreu durante uma prova comentada pelo seu enólogo e mentor, Loic Pasquet.

O Diretor da EV Nuno Pires disse que “apenas serão lançadas 240 garrafas no mundo inteiro” do Liber Pater 2015, “um vinho único que põe em causa as regras da região francesa e rompe com as castas e até com a forma como as uvas são plantadas numa das mais emblemáticas e tradicionais regiões de vinho do mundo”.

Loic Pasquet é um engenheiro de materiais que trabalhou para a Peugeot até 2005 e decidiu ir para Bordeaux fazer vinhos a partir de castas autóctones pré-filoxéricas, sustentando que são melhores do que aqueles que se fizeram depois de a praga, que atingiu Portugal na segunda metade do século XIX, ter sido debelada.

O Liber Pater – nome de uma divindade romana do vinho – “é um vinho raro e controverso e o primeiro, desde a filoxera em Bordeaux e desde a classificação dos vinhos de Bordeaux de 1855, a ser feito a partir de variedades nativas antigas”, acrescentou Nuno Pires.

O elevado preço de cada garrafa terá a ver com a excecionalidade de 2015.

A Essência do Vinho 2019 realiza-se entre os dias 21 e 24 de fevereiro, no Palácio da Bolsa, no Porto, e a organização afirma que estão presentes “três mil vinhos de 400 produtores de todas as regiões vitivinícolas portuguesas” e algumas internacionais.

Os vinhos mais “raros e exclusivos” vão ser apresentados por especialistas em provas comentadas, harmonizações enogastronómicas e outras iniciativas.

Um dos pontos altos do evento é a prova “Top 10 Vinhos Portugueses”, na qual um painel internacional constituído por jornalistas, escanções e outros especialistas elegerá os dez melhores vinhos portugueses a partir de um universo de cerca de 60 vinhos finalistas.

[pro_ad_display_adzone id=”906″]

LusoJornal