Rachel Esteves Lima no Instituto Alter’Brasilis

O Instituto Alter’Brasilis organiza na sexta-feira, dia 31 de maio, a partir das 19h00, um encontro literário com a escritora Rachel Esteves Lima. A iniciativa será em língua portuguesa e será conduzida pela autora Mazé Chotil.

O encontro, segundo a organização, “tem como objetivo apresentar e discutir o modo como a literatura vem reagindo aos eventos políticos ocorridos no Brasil a partir de 2013, destacando-se as Jornadas de Junho, o Impeachment da Presidente Dilma Rousseff e a prisão do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.

No encontro será realçado “dentre os livros que assumem a política com P maiúsculo como tema, as obras coletivas que investem, de modo arriscado e consequente, na politização da estética, deixando os purismos e as diferenças de lado, para, no calor dos acontecimentos, reunir textos em géneros, regimes discursivos, projetos estéticos e suportes variados, como forma de intervenção na realidade brasileira contemporânea”.

A autora convidada, Rachel Esteves Lima é professora associada de Literatura Brasileira nos cursos de Graduação e Pós-Graduação do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com pós-doutoramento realizado na Universidade Paris XIII (2011). É doutorada em Estudos Literários/Literatura Comparada (1997) na Universidade Federal de Minas Gerais e tem um mestrado em Estudos Literários/Literatura Brasileira (1987), igualmente na UFMG. É organizadora dos livros “A Antropofagia na era da globalização” (EDUFBA, 2016) e “O espaço biográfico: perspetivas interdisciplinares” (EDUFBA, 2016) e autora de vários artigos em revistas especializadas, no campo da literatura. É pesquisadora do CNPq e Coordenadora do Núcleo de Estudos da Crítica e da Cultura Contemporânea, no Instituto de Letras da UFBA. Atualmente, realiza, em estágio pós-doutoral, a pesquisa intitulada “O enigma de Junho de 2013: repercussões das manifestações políticas na literatura e no cinema brasileiros”, sob a supervisão do Prof. Dr. Roberto Vecchi, na Universidade de Bolonha.

O Instituto Alter’Brasilis existe desde 2010 e tem como principal objetivo a difusão da cultura brasileira em França e a promoção da língua portuguesa. Para além das aulas de português, o Instituto organiza colóquios e manifestações culturais e artísticas que vão desde a literatura ao cinema.

A entrada é livre mas a inscrição é recomendada.

https://alterbrasilis.com/de-lassociation/rencontres-litteraires.html

 

Institut Alter Brasilis

2 rue de Turenne

75004 Paris

www.alterbrasilis.com

 

[pro_ad_display_adzone id=”24612″]