Festival de folclore na associação “Estrelas do Minho” de Vaulx-en-Velin

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

No sábado dia 6 de junho, o grupo folclórico “Estrelas do Minho” de Vaulx-en-Velin (69), junto a Lyon, organizou o seu Festival anual de folclore no parque adjacente à sede da coletividade e reuniu vários grupos e centenas de pessoas.

Vindos de várias regiões de França e em particular da região de Lyon, os grupos convidados foram Flores de Portugal de Bron, Mocidade do Verde Minho de St Martin d’Hères, Corações do Minho de Jons, Rio Lima Alto Minho de Caluire, Rosas da Primavera de Rives, Residentes do Alto Minho de Andorra, todos acolhidos pelos anfitriões, “Estrelas do Minho” de Vaulx-en-Velin, sob a responsabilidade de Manuel Martins e da sua esposa Maria.

Em representação da Mairie de Vaulx-en-Velin, esteve Hélène Geofroy, que assistiu a grande parte do Festival e felicitou o casal Martins pela organização deste dia de festa folclórica à moda do Minho.

“Estamos muito contentes com tudo o que aqui se passou. Todos os grupos convidados estiveram presentes e, como podemos ver, o povo aderiu a este espetáculo. Contámos com mais de mil pessoas durante o dia e à noite, para o baile animado pelos agrupamentos musicais “Fréquence” e “Os Pegas”, ambos vindos de Portugal” disse ao LusoJornal Maria Martins, responsável do grupo de folclore Estrelas do Minho.

Não faltaram especialidades bem portuguesas, como Bacalhau assado, Febras e Frango, servidos com vinhos e cervejas portuguesas.

Tudo fazia lembrar um verdadeiro arraial minhoto, tanto pelo cheio, como pelo ambiente, pelo trajar, pela música e pela língua mais falada.

“Gostei muito de ver todos estes grupos, com as suas cores bem garridas e os seus trajes bem da nossa região minhota e de ouvir estes cantares bem tradicionais e populares. O som das concertinas também me encheram a alma” disse com um grande sorriso Lurdes Mesquita, que foi assistir ao Festival de folclore

Estamos no momento do ano em que os grupos folclóricos da região de Lyon organizam os seus festivais e se convidam mutuamente. As agendas até ao fim de julho estão repletas deste tipo de eventos. A Comunidade adere e passa bons momentos de partilha e de festa.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

LusoJornal