Associação Cultural dos Portugueses de Feyzin organizou Festival anual de folclore

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]



No domingo, dia 9 de julho, no Parque da Europa, em frente do Château de Feyzin, a Associação Cultural dos Portuguesa de Feyzin organizou o já habitual Festival anual de folclore. Os convidados foram os grupos Casa da Barca (também com o seu grupo de Bombos), Flores de Portugal, Mocidade do Minho, Rio Lima Alto Minho de Caluire, Rosita e o grupo de danças modernas e de rock CapaRock Danses de Feyzin que preencheram a tarde.

Cerca de seis centenas de pessoas puderam almoçar a partir das 12h00 com as especialidades propostas pela associação, entre frango de churrasco, bifanas, salsichas e bacalhau assado. Neste dia de grande calor, também o bar estava bem preparado e recheado de bebidas tipicamente portuguesas.

Este Festival fecha, na região de Lyon, a série de festivais de folclore na região de Lyon. São cerca de 17 grupos que desde o mês de maio organizam, na sua maioria, Festivais de folclore.

Em setembro, depois do regresso de férias, volta-se a organizar este tipo de evento que costuma reunir perto de um milhar de convivas.

O som das concertinas e os cantares são na maioria todos da região minhota e transmontana e todos eles tentam manter bem vivas as tradições locais. Nestes grupos, os jovens entre os 10 e os 30 anos participam, em paralelo com as suas profissões ou ocupações salariais.

“Eu já ando nisto desde os meus 6 anos, primeiro acompanhando os meus pais e agora, que tenho quase 30 e também já trabalho – sou contabilista – não deixo de me investir no grupo, pois para mim é como uma segunda família” disse sorrindo, no seu traje de lavradeira minhota, a jovem Helena de Almeida.

Esteve também presente a Maire de Feyzin, Murielle Laurent, e alguns Vereadores que felicitaram a associação pela boa organização do festival.

O festival teve início às 14h00 com a abertura do desfile dos bombos da Casa da Barca e terminou pelas 20h00 com a entrega das lembranças e medalhas comemorativas deste dia.

Carlos Moreira, o Presidente desta coletividade, disse ainda que estava muito satisfeito por tudo o que se passou aqui neste dia. Ele deseja ainda a todos os Portugueses da região umas Boas Férias, “sem esquecer que há ir e voltar”.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

LusoJornal