Saúde: Saúde oral na grávida e bebé



A gravidez enfraquece os dentes e por isso há maior risco para a doença cárie?

Não. Durante a gestação pode haver agravamento das condições da má saúde oral, mas por si só a gravidez não aumenta a incidência de cárie dentária.
.

Durante a gravidez os dentes enfraquecem porque há perda de cálcio para o bebé?

Não. O cálcio está presente nos dentes da mãe, de forma estável e cristalina, não sendo disponível para a circulação sistémica. A gravidez não propicia aumento de incidência de cárie dentária.

.

A gengiva sangra mais na gravidez?

Sim. Devido a alterações hormonais a gengiva pode doer e sangrar facilmente, a situação agrava-se se não existirem cuidados adequados de higiene oral.

.

Em caso de dor de dentes que medicação pode ser feita?

Nunca se automedique. A grávida deve consultar um Médico Dentista para que lhe seja prescrita medicação ou efetuados os tratamentos dentários adequados que solucionem a situação dolorosa.

.

Uma grávida pode fazer qualquer tipo de tratamento dentário?

Sim. Mesmo que necessite de anestesia. Uma infeção oral é mais prejudicial para o bebé do que o tratamento dentário. O ideal seria fazer consulta de medicina dentária antes da gravidez a fim de evitar infeções orais durante este período. As consultas devem ser de curta duração preferencialmente de manhã, sendo mais indicado o segundo trimestre da gestação.

.

A que nível a higiene oral da grávida pode influenciar a saúde do bebé?

A higiene oral é a mais eficaz medida preventiva para evitar infeções da cavidade oral. A mãe pode infetar o bebé por meio de microrganismos provenientes de doenças infeciosas como a cárie dentária e doenças periodontais.

.

Quando se devem iniciar os cuidados de saúde oral infantil?

Devem iniciar-se com conselhos pré-natais aos futuros pais sobre a importância de manter uma boa saúde oral. Os cuidados de saúde oral infantil devem ser vistos como a base para uma educação preventiva que proporcione as condições normais para um ótimo crescimento, desenvolvimento e funcionamento. Mesmo antes da erupção dos dentes, devem limpar-se as gengivas do bebé com uma gaze humedecida com água, pelo menos uma vez ao dia, preferencialmente à noite, bem como estabelecer hábitos corretos de alimentação.

.

Qual a idade ideal para a 1ª consulta do bebé ao dentista?

A Academia Europeia e Americana de Odontopediatria recomendam a primeira visita ao dentista até ao primeiro ano de idade.

.

Devem tratar-se os “dentes de leite”?

Sim. Os dentes de leite podem ser afetados por cárie tal como os definitivos e como tal devem ser tratados.

.

Como atuar perante traumatismos nos “dentes de leite”?

Após um traumatismo é conveniente ir ao Médico Dentista imediatamente pois um tratamento precoce minimiza o risco de complicações posteriores. No caso dos dentes de leite, estes podem afetar diretamente a formação dos definitivos (alterando a cor, direção de erupção, etc…).

Quando erupcionam os primeiros dentes?

Normalmente os primeiros “dentes de leite” erupcionam entre os 6-8 meses de idade e até aos 2,5-3 anos de idade 20 dentes de leite devem aparecer na boca da criança.

Dr. Ricardo Maia

Médico dentista

Clínica Santa Madalena

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Não perca