Saúde: Exercício físico na gravidez


Existem muitos mitos sobre o exercício físico na gravidez, sobre o que se pode e não pode fazer e em que momento. Para além dos conselhos do médico, há outras formas de uma grávida se guiar de forma a tomar as melhores decisões.

Além dos conselhos médicos, uma grávida deve ter em atenção alguns aspetos importantes, como evitar exercícios de alto impacto, manter sempre uma boa hidratação e ouvir o corpo para evitar exaustão. Atendendo a que é uma fase muito particular da vida esta deve consultar um Fisiologista do exercício especializado em gravidez, para que este possa adaptar o exercício a cada fase da gravidez, é importante também ajustar a intensidade e tipo de exercício conforme o avanço da gestação, adaptando-se às necessidades e limitações individuais.

O primeiro trimestre é por norma o trimestre mais critico para a gestante, logo se a mesma não tem experiência em termos de prática de exercício físico, não deverá iniciar a pratica do mesmo neste período, caso contrário poderá manter a prática de exercício físico, mas de forma adaptada ao estado atual.

.

Quais as melhores formas de manter ou melhorar a forma durante a gravidez?

Durante a gravidez, atividades como caminhadas, natação, ioga e Pilates são geralmente seguras e benéficas. A gestante deve começar devagar e ajustar a intensidade conforme a necessidade. O foco deve ser na manutenção da saúde e no fortalecimento muscular, com exercícios específicos para áreas como as costas o soalho pélvico entre outras. Não esquecer que se deve evitar atividades de alto impacto e procurar a consistência em vez de intensidade extrema.

Quais as aulas mais indicadas para as grávidas?

Ao escolher as aulas no ginásio durante a gravidez, opte por atividades de baixo impacto, como ioga, pilates, hidroginástica e aulas de Pré-Parto. Certifique-se que os profissionais do exercício estão informados sobre a sua condição para que possam ajustar algum exercício caso necessário. Evite atividades com risco de queda ou impacto abdominal. Esteja atento ao seu corpo e ajuste a intensidade e em caso necessidade, nunca hesite em interromper se sentir algum desconforto.

Quais os melhores exercícios para o pós-parto?

Após o parto, deverá fazer exercícios de fortalecimento do soalho pélvico, como os exercícios de Kegel, que são frequentemente recomendados para ajudar na recuperação pós-parto. Atividades de baixo impacto, como caminhadas leves, também são benéficas. À medida que a condição física melhora, é possível progredir para exercícios mais intensos, mas sempre com atenção às orientações do seu fisiologista. Considerar programas específicos de exercícios pós-parto, como aulas de pós-parto, pode ser útil para uma recuperação segura e eficaz.

.

Dr. Hugo Pombo

Fisiologista do exercício

Coordenador e Diretor técnico

Private Gym By Fisiogaspar, Lisboa

LusoJornal