LusoJornal | Mário Cantarinha

Primeiro Monumento ao 25 de Abril no estrangeiro está em Fontenay-sous-Bois


Fontenay-sous-Bois (94) foi, durante muitos anos, a única cidade estrangeira com um Monumento ao 25 de Abril, cuja iniciativa se deve a José Batista de Matos, que presidiu a Associação dos Portugueses de Fontenay-sous-Bois durante várias décadas.

José Batista de Matos foi uma figura de destaque na cidade, trabalhou muito para que a geminação entre Fontenay-sous-Bois e a Marinha Grande fosse assinada e é a ele que se deve o monumento que está na praça da Amizade entre os povos, onde ainda hoje se festeja o 25 de Abril.

A Comunidade portuguesa, que chegou a França nos anos 60, ainda é muito importante na cidade e Batista de Matos faz parte destas pessoas que participaram na construção da cidade, na sua evolução com valores de liberdade e de fraternidade.

José Batista de Matos chegou a França há 65 anos. Fundou a Associação Portuguesa Cultural e Recreativa dos Portugueses de Fontenay-sous-Bois, que ainda hoje existe, e sempre se considerou um “cooperante”.

.

Três eventos para os 50 anos do 25 de Abril

Esta sexta-feira, dia 26 de abril, terá lugar a cerimónia oficial comemorativa do 25 de Abril, na presença do Maire da cidade e dos demais autarcas, dos dirigentes da Associação portuguesa e da Direção do Comité de geminação. No site internet da cidade, ainda está anunciada a presença do Cônsul-Geral António Moniz, que há muitos anos deixou a capital francesa! Deve tratar-se de um engano.

Às 19h00 está anunciada uma exposição no Hôtel de Ville de Fontenay-sous-Bois e às 20h00 começa um desfile, entre a Mairie e o Monumento ao 25 de Abril, à frente do qual desfile o grupo de bombos de Pavillons-sous-Bois.

José Batista de Matos tinha sempre convidados oficiais, como o antigo Embaixador de Portugal em França e antigo Ministro António Monteiro ou o antigo Presidente da Assembleia da República e antigo Embaixador de Portugal na OCDE, Ferro Rodrigues. Eram distribuídos archotes aos participantes e cantavam-se canções de Abril.

A festa continuava na sede da associação portuguesa, não muito longe dali, com debates e conferência. Até Manuel Alegre por lá passou.

Atualmente, a Direção da associação é mais discreta, nem um comunicado de imprensa divulgou pelas redações!

A festa vai continuar no sábado, dia 27 de abril, à 19h30, na Salle Jacques Brel, com um jantar-espetáculo, apresentado por Carlos Tavares e para os quais estão anunciados Rui Bandeira, Fabrice Abrunhosa, Paulo Cachinho, Jiu Gebenholtz, Cláudia Costa e a “Orquestre 25 Avril”.

No domingo à tarde, a partir das 13h30, também na Salle Jacques Brel, vai ter lugar um Festival de folclore português com os grupos Aldeias de Portugal de Fontenay-sous-Bois, Províncias do Minho de Chelles, Aldeias do Minho de Malakoff, As Gaivotas de Nogent-sur-Marne, Povo da Nóbrega de Créteil, Flores da Madeira de Ormesson-sur-Marne e Meu País de Maisons-Alfort.

LusoJornal