Lusa | Hugo Delgado

Législatives’24: Paulo Rangel diz que política externa francesa deve manter-se estável


O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, afirmou esperar estabilidade na política externa francesa, uma vez que cabe ao Presidente daquele país conduzir essa área, acrescentando que trabalhará com qualquer Governo que vier a ser nomeado.

“Evidentemente, o que nós faremos é trabalhar com os Governos quaisquer que eles sejam” referiu Paulo Rangel, escusando-se a fazer comentários sobre política interna de França.

À margem de uma conferência sobre a União Europeia (UE), em Lisboa, o Chefe da diplomacia recordou que “não vai haver mudança de Presidente”. “O Presidente é que conduz a política externa. Portanto, isso também nos dá alguma garantia de estabilidade, mas, sinceramente, estes desenvolvimentos internos, nós, estando no Governo não os podemos comentar”, disse aos jornalistas.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal recordou como cabe ao Governo trabalhar “em prol da UE e dos Portugueses, da Comunidade portuguesa em França, da Comunidade francesa em Portugal”, que é “muito relevante” atualmente do ponto de vista económico e cultural. “Não nos vamos pronunciar sobre as suas dinâmicas internas e vamos manter as nossas relações de amizade Estado a Estado”, concluiu.

LusoJornal