LusoJornal | Carlos Pereira

Graça dos Santos eleita Vice-Presidente da Universidade Paris Nanterre


Graça dos Santos foi eleita, na semana passada Vice-Presidente da Universidade Paris Nanterre com o pelouro da cultura, da vida associativa e do “rayonnement”.

No dia 3 de julho, foi eleita uma nova Reitora da universidade, Caroline Rolland-Diamond “que me convidou para as novas funções que aceitei” disse a nova Vice-Presidente ao LusoJornal.

Das duas candidatas que se apresentaram para dirigir a universidade – a outra foi Béatrice Bellini – Caroline Rolland-Diamond ganhou com esmagadora maioria e foi eleita por 4 anos.

Com mais de 35.000 alunos e 43 unidades de pesquisa, a Universidade de Paris Nanterre é um importante polo universitário pluridisciplinar, que vai das ciências humanas e sociais às letras e línguas, passando pela economia e gestão, pela tecnologia, pela cultura e artes…

Graça dos Santos vai trabalhar com as cerca de 80 associações de estudantes, num campus com 32 hectares de terreno, um terço dos quais espaços verdes. A Universidade Paris Nanterre tem um teatro, uma biblioteca-museu e mais de 50 atividades desportivas.

Fundadora da companhia de teatro Cá e Lá, Graça dos Santos é professora na UFR LCE, Diretora adjunta do Departamento de Estudos Lusófonos e Responsável pelo Master LLCER de Português. Também é Diretora do Crilus, o Centro de investigação interdisciplinar sobre o mundo lusófono.

Tem trabalhado sobretudo sobre o espetáculo de palco nos séculos 19 a 21 em Portugal, no Brasil e em França, sobre teatro e censura, teatro e poder, teatro e imigração, teatro e bilinguismo e sobre o teatro de Miguel Torga, entre vários outros assuntos.