Lusa | Hugo Delgado

Paris’24: Porque havia apenas 22 atletas portugueses no barco da cerimónia de abertura dos JO?


Apesar de Portugal trazer 73 atletas aos Jogos Olímpicos de Paris, apenas 22, mais alguns elementos da Missão portuguesa, desfilaram no barco no Rio Sena, numa inédita cerimónia de abertura, que, pela primeira vez, decorreu fora de um estádio olímpico.

Os barcos desceram o rio por ordem alfabética, e Portugal seguiu no 60° barco, de um total de 85, partilhando a embarcação com o Qatar e a Coreia do Norte, num percurso que foi desde a ponte de Austerlitz até à Torre Eiffel e ao Trocadéro, ponto final do espetáculo.

A atleta Ana Cabecinha, que vai participar nos 20 km marcha, e o canoísta Fernando Pimenta, que se pode tornar o primeiro português a conquistar três medalhas, foram os porta-estandartes.

Em declarações à RTP, antes da subida ao barco, Fernando Pimenta disse que se sentia “bastante” nervoso, até porque “é especial” levar a bandeira do país.

“Um bocadinho nervoso, saímos um bocadinho da nossa zona de conforto e vamos estar a representar Portugal e os portugueses nesta grande cerimónia de abertura. É sempre um sentimento de orgulho imenso estar num momento destes e ter sido eleito com a Ana para ser um dos porta-estandartes. É um prazer representar todos os portugueses e Portugal”, assumiu.

A marchadora Ana Cabecinha disse estar “a sentir uma adrenalina e uma emoção gigante”.

“É uma grande responsabilidade, mas um enorme orgulho ser uma das caras dos representantes de Portugal inteiro e então estou megafeliz e a desejar que comece toda esta aventura da cerimónia de abertura”, referiu.

João Ribeiro, Messias Baptista e Teresa Portela (canoagem), Filipa Martins e Gabriel Albuquerque (ginástica), Duarte Seabra e Manuel Grave (equestre), Fu Yu e Jieni Shao (ténis de mesa), Eduardo Marques, Carolina João, Diogo Costa e Mafalda Pires de Lima (vela), Miguel Nascimento (natação) e Taís Pina, Jorge Fonseca, Patrícia Sampaio, Bárbara Timo, Rochele Nunes e João Fernando (judo) foram os restantes representantes lusos na cerimónia de abertura.

De foram ficaram alguns atletas que entram em competição hoje, e estavam a descansar, outros ainda não tinham chegado a Paris e outros ainda estavam a milhares de quilómetros da capital, para participar nas provas de surf.

A nível político, Portugal esteve representado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo Ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte.

LusoJornal