Murtosa volta a homenagear os emigrantes


A Festa do Emigrante regressou à Murtosa, no distrito de Aveiro, desde domingo e até 04 de agosto, para homenagear os emigrantes murtosenses num período em que tradicionalmente visitam a sua terra natal.

Organizada pelo município, a iniciativa congrega um conjunto diversificado de acontecimentos de cariz cultural, social, histórico e identitário.

O programa começou no domingo, com a realização do 41º Festival de Folclore da Beira-Ria, no Parque Municipal da Saldida, numa organização do Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria”.

Durante a tarde, pelo anfiteatro ao ar livre do parque passaram, para além do rancho anfitrião, o Rancho Folclórico “As Lavadeiras” de Sabugo (Sintra), o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Vilarandelo (Valpaços), o Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Azeitoneiros” (Caldas da Rainha) e o Grupo Folclórico Tradições do Baixo Douro (Vila Nova de Gaia).

No dia 01 de agosto, pelas 21h30, a fadista murtoseira Elisabete Soares apresenta-se no auditório exterior da Oficina de Artes (antiga Escola Primária Pardelhas-Monte).

Já no dia seguinte, igualmente na Oficina de Artes mas no auditório interior, o escritor murtoseiro Francisco Rito lança o seu mais recente livro “Murtosa. Um Edén por Descobrir”.

No sábado, dia 03, às 15h00, será dada a partida para a tradicional corrida de bateiras à vela no Cais do Bico.

No domingo, dia 04, celebra-se, na Igreja Paroquial do Bunheiro, pelas 09h00, a missa de ação de graças e às 15h00 terá lugar a regata de barcos moliceiros.

Durante o fim de semana haverá tasquinhas no Cais do Bico e arraial popular.

Ainda no âmbito da Festa do Emigrante, realizar-se-á, a 11 de agosto, o tradicional Convívio Cicloturístico dos Emigrantes, com partida marcada do Monumento ao Emigrante, na Murtosa, às 09h30.

A Festa do Emigrante insere-se na agenda náutica da Estação Náutica da Murtosa.

LusoJornal