Lusa | Rodrigo Antunes

Liga dos Campeões: Sporting venceu o Lille na estreia na fase de liga


O Sporting estreou-se ontem com um triunfo na fase de liga da edição 2024/25 da Liga dos Campeões em futebol, ao vencer em casa os franceses do Lille por 2-0, em encontro da primeira jornada.

O sueco Viktor Gyökeres, aos 38 minutos, e o belga Debast, aos 65 minutos, marcaram os golos dos Campeões nacionais em título, num jogo que os gauleses terminaram com 10, por expulsão de Angel Gomes, aos 40 minutos.

Com o Estádio de Alvalade engalanado, a homenagem às vítimas dos incêndios em Portugal acabou por ser a primeira nota de destaque, com o público a entregar-se ao minuto de silêncio, sendo visíveis tarjas de agradecimento aos “soldados da paz”.

A pressão alta praticada pelo Lille criou grandes dificuldades na fase de construção do Sporting, que apenas conseguia chegar à área adversária em jogadas de contra-ataque, por Gyökeres ou Pedro Gonçalves, mas sem efeitos práticos.

Não que o Lille tenha mostrado, na fase inicial do jogo, ser uma equipa com argumentos superiores aos do Sporting, apenas foi mostrando mais capacidade em ter a posse de bola e rapidez em recuar quando a perdia.

O Sporting viria a mexer muito cedo na equipa, fruto da lesão de Gonçalo Inácio, depois de um choque com Benjamin André, tendo entrado para o lado esquerdo dos três centrais Matheus Reis, aos 13 minutos.

Com as equipas encaixadas, o Sporting teve de ser paciente para procurar espaços, motivo pelo qual a melhor ocasião de golo apenas aconteceu aos 29 minutos, quando Gyökeres isolou Pedro Gonçalves, que, na cara do guarda-redes Lucas Chevalier, rematou de pé esquerdo e viu o gaulês fazer a mancha.

O guardião do LOSC não conseguiu fazer o mesmo aos 38 minutos, por Gyökeres, depois de uma má abordagem de Alexsandro, que passou a bola a Pedro Gonçalves, tendo este servido o pé direito do internacional sueco para o golo inaugural.

Tudo piorou para a equipa do norte de França quando Angel Gomes, que em 2020/21 representou o Boavista, foi expulso, aos 40 minutos, depois de ter visto o segundo cartão amarelo, deixando o Lille reduzido a 10 elementos.

Com mais espaço para jogar, o Treinador do Sporting, Rúben Amorim, trocou ao intervalo Morita, que já tinha um cartão amarelo, por Daniel Bragança.

Aos 50 minutos, Geovany Quenda, de cabeça, falhou o alvo por muito pouco, o mesmo acontecendo a Geny Catamo, aos 57 minutos, até que, aos 65 minutos, Debast com um ‘missil’, a mais de 25 metros da baliza, fez o segundo, não dando qualquer hipótese a Chevalier.

O Sporting manteve os olhos na baliza dos ‘dogues’, o Lille, mais limitado, também criou algumas jogadas de ataque, mas o resultado não viria a sofrer alteração até ao apito final do árbitro lituano Donatas Rumsas, destacando-se ainda a estreia do dinamarquês Conrad Harder, que rendeu Trincão, aos 88 minutos.

O ‘onze’ de Rúben Amorim, que volta a jogar em 01 de outubro, no reduto do PSV Eindhven, precisa de ficar nos oito primeiros para atingir os ‘oitavos’ ou entre o nono e o 24º lugares para disputar o play-off de acesso aos oitavos de final.

.

Sporting 2-0 Lille

Ao intervalo: 1-0.

Jogo no Estádio José Alvalade, em Lisboa

Assistência: 41.024 espetadores.

Marcadores:

1-0, Gyökeres (38 min)

2-0, Debast (65 min)

Sporting: Franco Israel, Debast, Diomande, Gonçalo Inácio (Matheus Reis, 13 min), Quenda (Maxi Araújo, 73 min), Hjulmand, Morita (Daniel Bragança, 46 min), Geny Catamo, Trincão (Harder, 88 min), Pedro Gonçalves e Gyökeres. Suplentes: Diego Callai, Francisco Silva, Matheus Reis, Edwards, Nuno Santos, Harder, Maxi Araújo, Fresneda, Daniel Bragança e Esgaio. Treinador: Rúben Amorim.

Lille: Lucas Chevalier, Bafodé Diakité, Aïssa Mandi (Ayyoub Bouaddi, 64 min), Alexsandro, Thomas Meunier (Tiago Santos, 64 min), Benjamin André, Angel Gomes, Mitchel Bakker (Gabriel Gudmundsson, 82 min), Edon Zhegrova, Osame Sahraoui (Rémy Cabella, 71 min) e Jonathan David (Mathias Fernandez-Pardo, 64 min). Suplentes: Vito Mannone, Marc-Aurèle Caillard, Gabriel Gudmundsson, Rémy Cabella, Mathias Fernandez-Pardo, Tiago Santos, Mohamed Bayo, Ayyoub Bouaddi e Ousmane Touré. Treinador: Bruno Génésio.

Árbitro: Donatas Rumsas (Lituânia).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Angel Gomes (21 min e 40 min), Jonathan David (40 min), Morita (45+1 min), Benjamin André (56 min), Ayyoub Bouaddi (72 min) e Debast (86 min). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Angel Gomes (40 min).

LusoJornal