Dois músicos portugueses em residência artística em Lille no projeto europeu Access


Os músicos João Almeida e Clara Saleiro vão participar numa residência artística, em outubro, em Lille, no âmbito da iniciativa Access, financiada pelo programa Europa Criativa, da União Europeia.

De acordo com informação divulgada na semana passada pela iniciativa Access, a flautista Clara Saleiro e o trompetista João Almeida estarão, de 07 a 13 de outubro, em Lille, com outros cinco artistas e músicos, e a residência consiste na criação e interpretação de uma ou várias obras, no contexto da antiga igreja de Santa Maria Madalena, que foi convertida num espaço cultural.

Clara Saleiro, que se especializou na interpretação de música contemporânea para flauta, fundou o duo luso-austríaco Noviga Projekto e integrou os ensembles espanhóis Vertixe Sonora e Barcelona Modern e o português Supernova.

João Almeida, trompetista de Lisboa, tem o projeto a solo HOCUS e o trio POCUS, com o contrabaixista Gonçalo Almeida e o baterista João Lobo, e está ainda ligado à associação Robalo.

O projeto Access, financiado pela Europa Criativa, é uma iniciativa que se destina a apoiar a criação, a experimentação e improvisação na área da música contemporânea, envolvendo três parceiros europeus: A associação portuguesa Sonoscopia, o coletivo francês Muzzix e a estrutura checa Unijazz.

LusoJornal