Rafa Jacinto participa numa Residência internacional de criadores de teatro no Centre Culturel Irlandais de Paris


O Centre Culturel Irlandais de Paris vai acolher três criadores numa Residência Internacional para Criadores de Teatro, a decorrer de 20 de novembro a 20 de dezembro e para além de um Irlandês e de um Grego, está a artista e ativista portuguesa Rafaela Jacinto, aliás Rafa Jacinto.

A participação de Rafa Jacinto na iniciativa decorre de uma parceria entre o Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) e o Camões – Centro Cultural Português em Paris, estrutura que está neste momento sem Diretora, depois da saída de Isabel Corte-Real.

“Apoiar o desenvolvimento da prática teatral em contexto internacional, permitindo que os e as artistas tenham tempo para desenvolverem criações próprias e processos de investigação”, são objetivos da residência, refere em comunicado o D. Maria, destacando outras oportunidades abertas em simultâneo pela residência artística: a possibilidade de ‘networking’ com uma rede profissional composta por artistas e agentes europeus, o acesso a espetáculos, atividades e/ou visitas técnicas, entre outros vantagens.

A seleção de Rafa Jacinto foi feita após um processo de candidatura internacional, decorrida em maio e junho últimos.

Rafa Jacinto publicou “A música está na minha cabeça” (2023), “Fiz uma coisa má” (2021) e “Regime” (2020). Em 2023, estreou “Charlotte Forever”, na Rua das Gaivotas 6, em Lisboa, onde já tinha apresentado “Via Crucis” (2021), “Chulo (choo-low)” (2019) e “Ad Bestias” (2017/2018).

Nascida em 1994, Rafaela Jacinto é licenciada em teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema (2016) e é especialista em História e Cultura das Religiões pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2019). Estudou ainda Cinema Documental.

LusoJornal