Limoges: Cantora Elisa divulga um novo single na próxima semana


Elisa, a jovem autora, compositora e intérprete lusodescendente radicada em Limoges, vai lançar um novo single na próxima semana, dia 11 de outubro, intitulado “Art Triste” e anuncia já um próximo single, cujo título será “Veste à fleurs”. Está traçado o caminho para o novo EP que a artista quer lançar até ao fim do ano.

Já vai longe o tempo em que Elisa cantava canções de Nougaro com apenas 7 anos de idade. “Lembro-me de estar em cima da cama dos meus pais, como se fosse um palco, a cantar “Amstrong” de Claude Nugaro. Foi com esta canção que a minha mãe percebeu que havia qualquer coisa em mim que me ligava à música” conta a artista.

A mãe é francesa, mas o pai é português da região do Porto.

Até à idade de 20 anos, Elisa Santos cantava apenas em casa. “Era no meu quarto, que dava os meus maiores concertos” diz a sorrir. Mas depois chegou a pandemia de Covid e, em 2020, Elisa deu o salto e passou a partilhar as suas canções nas redes sociais. Milhares de pessoas fizeram o mesmo, mas Elisa acabou por ser identificada. “A sorte e o trabalho permitiram-me encontrar pessoas que decidiram acreditar em mim”. Foi o caso do produtor e artista Standhead, que a ajudou a lançar o seu primeiro single “Je rêve” em 2022.

Gravar um primeiro single foi efetivamente um sonho que acabou por se concretizar e, em março de 2023, surgiu mais um, “Désert d’espoirs”. Com os dois temas que se prepara para lançar agora, já tem matéria para pensar no EP que também há de chegar.

“Escrevo, sobretudo à noite ou no final da tarde, quando o meu coração está mais triste” diz a jovem cantora. “Afinal de contas, a música é uma terapia. Apresento-me muitas vezes como a ‘defensora dos promotores de emoções’. Acredito que todos os universos, todos os textos, têm lugar neste meio”.

Elisa confessa que se inspira do que vive no quotidiano. “Para ser sincera, 80% das canções que dormem no meu reportório, são canções de amor. Finalmente é um assunto que diz respeito a toda a gente”.

“Veste à fleurs” é uma boa ilustração já que é precisamente uma canção que fala de um encontro amoroso.

Com a colaboração do seu produtor, o artista Standhead, participou no projeto “Phone” em setembro de 2023.

Elisa canta frequentemente na Cervoiserie, com Maxime, “um amigo cantor que, também ele, canta lindas histórias”. A Cervoiserie, em Limoges, é um car e uma cave de cervejas, com mais de 600 referências de cervejas de todo o mundo.

LusoJornal