Lyon: Jornadas “Portas Abertas” iniciaram ano escolar no Centro internacional de língua e cultura portuguesa (CILCP)

As aulas de português no Centro internacional de língua e cultura portuguesa (CILCP) começaram no passado dia 28 de setembro, depois de duas jornadas de “Portas Abertas”.

Estas jornadas tiveram lugar nos sábados 14 e 21 de setembro, onde os responsáveis e os docentes do CILCP acolheram crianças e adultos para as inscrições e também prestaram a informação necessária sobre o ano letivo que agora se iniciou.

“Como é habitual, acolhemos as crianças de várias idades que estão no início escolar e que desejam aprender a escrever e a falar português. Começamos na primária e vamos até ao 12° ano, mas temos também cursos de aperfeiçoamento para jovens e adultos” explicou ao LusoJornal Rosa Maria Queiroz, Diretora pedagógica do CILCP.

O ano letivo 2024/25 tem principalmente aulas ao sábado de manhã, das 8h30 às 12h00. Para os adultos as aulas têm lugar todos os dias da semana, das 18h30 às 20h00, e, para alguns níveis, também há aulas ao sábado de manhã.

“Os portugueses que desejarem aperfeiçoar-se na língua francesa, também têm a possibilidade de o fazer, e isto ao mesmo tempo que podem aprendem a falar o português, pois para muitos, o nível de linguagem e entendimento é muito limitada. Nós podemos ajudá-los a terem o conhecimento da linguagem administrativa e outras, assim como um vocabulário muito mais rico” disse ainda Rosa Maria Queiroz.

O CILCP também tem, tradicionalmente, um programa cultural, em complemento das aulas de português. Para 2024/25 está prevista uma palestra, em novembro, com o Deputado Paulo Pisco, eleito pelo círculo eleitoral da Europa, e uma outra com o escritor Jean Yves Loude, que apresentará as suas obras no dia 7 de dezembro. No dia 8 de fevereiro vai ter lugar mais uma Noite de Fado, “mas ainda falta concretizar alguns eventos culturais” diz a Diretora pedagógica.

O CILCP é uma instituição privada de ensino com sede em Lyon e com uma vasta história no ensino da língua portuguesa.

LusoJornal