O Presidente francês, Emmanuel Macron, foi recebido ontem de manhã com honras militares pelo seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, na Praça do Império, em Lisboa, onde chegou com um atraso de mais de 30 minutos.
No primeiro ato oficial da sua visita de Estado de dois dias a Portugal, o Presidente francês e a sua mulher, Brigitte Macron, chegaram às 12h05 à Praça do Império, em Lisboa. Recebido com honras militares por Marcelo Rebelo de Sousa, os dois Chefes de Estado ouviram, lado a lado e debaixo de uma chuva intensa, os hinos nacionais dos dois países, antes de passarem revista à Guarda de Honra.
Emmanuel Macron dirigiu-se depois a pé até ao Mosteiro dos Jerónimos, acompanhado por Brigitte Macron, onde depositou uma coroa de flores no túmulo do poeta Luís Vaz de Camões.
Os dois chefes de Estado dirigiram-se depois até ao Palácio de Belém onde, com Brigitte Macron, tiraram a tradicional fotografia oficial na Sala das Bicas e trocaram umas palavras de cortesia, antes de Emmanuel Macron assinar o livro de honra da Presidência da República, assinado por todos os chefes de Estado que visitaram Portugal.
Marcelo Rebelo de Sousa e Emmanuel Macron estiveram depois reunidos durante cerca de 40 minutos.
Os dois Chefes de Estado saíram do encontro de mão dada, tendo Emmanuel Macron deixado o Palácio de Belém às 12h54.
Emmanuel Macron iniciou ontem uma visita de Estado de dois dias a Portugal, a primeira de um chefe de Estado francês no século XXI. A última tinha sido feita pelo Presidente francês Jacques Chirac, entre 04 e 06 de fevereiro de 1999, quando Jorge Sampaio era Presidente da República.
Esta quinta-feira, o Presidente francês vai estar no Porto.