Voleibol de praia em Espinho: Portugal e França fora do pódio da Taça das Nações


Sob uma temperatura escaldante, foram milhares de espectadores que neste último fim de semana presenciaram na Arena da Praia da Baía de Espinho, o Campeonato Nacional e a Taça das Nações. Fazendo lembrar a dupla olímpica espinhense, João Brenha e Miguel Maia. Quem não se lembra?

Mas vamos aos factos, começando pelo Campeonato Nacional que teve lugar na arena da praia da Baía de Espinho no início da semana, Espinho que já estava preparada para receber a Taça das Nações, disputou uma das etapas com o Sporting de Espinho (masculinos e femininos) a não deixar os seus créditos por mãos alheias e conquistar as Medalhas de ouro. Foram eles João Pedrosa e Hugo Campos (masculinos) que bateram na final a dupla Francisco Pinheiro e Marcos Borlini por (2-0) com os parciais (21-19 e 21-18). Enquanto que em femininos, Daniela Loureiro e Vanessa Paquete, conseguiram superar as tricampeãs nacionais Beatriz Pinheiro e Inês Castro num emocionante encontro de três sets que também venceram na final (17-21, 21-16 15-9).

Quanto à Taça das Nações – a que mais se esperava e que teve lugar neste fim de semana – as duas equipas de Portugal, em femininos e em masculinos, foram eliminadas deixando a Taça das Nações para um dos restantes países que ficaram em prova, continuando no sábado à tarde e domingo, à procura de um lugar ao sol, lugar conquistado pelos Noruegueses em masculinos vencendo na final os Países Baixos por 2-0 e 0-0, partida que esteve interrompida por lesão de Groot, que teve que abandonar dando lugar ao suplente Brouwer, que acabariam por perder a final no último set 1-0 (12-15).

Na final feminina, as Alemãs, sem dificuldades, venceram as Ucranianas por (2-1 e 2-0).

No final e após a distribuição dos troféus e medalhas, o Presidente da FPV, Vicente Araújo, deixou ao LusoJornal o balanço deste evento. “Estou uma vez mais muito feliz, porque tudo decorreu como eu previa. Aliás, quer a Federação Portuguesa de Voleibol, quer a Câmara Municipal de Espinho, já estamos habituados e entendemo-nos perfeitamente. Espinho tem excelentes condições, e depois com o espaço que a Praia da Baía nos oferece, melhor não podemos encontrar. Uma vez mais o público correspondeu ao evento, e nós, Federação Portuguesa de Voleibol, estamos felizes. Fica aqui o nosso agradecimento. Só foi pena não termos chegado às finais. Paciência, ficará para o próximo evento”.