Dia 03 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência


1956: Começa novo período de emissões experimentais da RTP, a partir dos Estúdios do Lumiar, em Lisboa.

1963: A Assembleia-geral das Nações Unidas (ONU) solicita ao Conselho de Segurança a adoção de medidas que imponham as resoluções de condenação da política colonialista de Oliveira Salazar nos territórios sob administração portuguesa.

1967: A equipa do cirurgião sul-africano Christian Barnard efetua o primeiro transplante de um coração humano. O paciente sobrevive 18 dias.

1972: Portugal renova o acordo da Base das Lajes, nos Açores, com os Estados Unidos da América.

1991: Começa a construção da fábrica Ford/Volkswagen, em Palmela, Setúbal, investimento superior a 450 milhões de contos (cerca de 2,250 mil milhões de euros).

1995: O poeta Luís Filipe Castro Mendes recebe o prémio D. Dinis da Fundação Casa de Mateus.

1995: Morre, aos 73 anos, o fadista Manuel de Almeida.

1996: O primeiro-ministro francês, Alain Juppé, anuncia a activação do plano antiterrorista ‘Vigipirate’, após o atentado na estação parisiense de Port Royal do metro regional (RER), o atentado foi causado por um engenho explosivo de grande potência.

1997: A Academia Militar forma a primeira mulher, uma oficial de 24 anos.

1998: A Arte Rupestre do Vale do Côa é classificada Património Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura UNESCO

2005: A atriz e manequim portuguesa Ana Cristina Oliveira vence o prémio de Melhor Atriz no Festival de Bedford, França, pelo filme “Odete”, de João Pedro Rodrigues.

2008: O futebolista português Cristiano Ronaldo vence a edição do ano da Bola de Ouro.

2012: Morre, aos 73 anos, Samate Mulungu, pintor moçambicano e um dos mais consagrados do país nas artes plásticas.

.

Este é o tricentésimo trigésimo oitavo dia do ano. Faltam 28 dias para o termo de 2025.

Pensamento do dia: “Foi perdido o sentido da densidade e interdependência da vida humana… O humanismo é a última resistência de que dispomos”. Edward W.Said (1935-2003), escritor, ensaísta, professor norte-americano de origem palestiniana.