Nova Direção da Federação das Associações da Diáspora sem dirigentes associativos de França


A Federação das Associações na Diáspora (FAD) elegeu no passado dia 30 de novembro, os novos Corpos Sociais da instituição que passa a ser presidida por Fernando Cabaço de Espanha, mas onde se destaca a ausência total de dirigentes associativos de França.

A tomada de posse realizou-se no dia 6 de dezembro, na cidade de Viseu, marcando o início oficial do mandato da nova equipa dirigente para próximo triénio.

No último (e único) recenseamento de associações portuguesas de França, realizado pela Coordenação das Coletividades Portuguesas de França (CCPF), existiam em França cerca de 900 associações franco-portuguesas. A França é, de muito longe, o país com mais coletividades portuguesas no mundo. Por isso, estranha-se que os novos corpos dirigentes da FAD não tenham qualquer dirigente associativo de França.

A Federação das Associações da Diáspora tem sede em Viseu, onde foram assinados os seus Estatutos, no dia 5 de agosto de 2014, através de escritura pública, num Notário da cidade e com a concordância dos sócios fundadores.

A Federação está sediada em Viseu, na Confraria de Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco”, por decisão unanime de todos os seus participantes. A tomada de posse dos primeiros Corpos dirigentes teve lugar no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa, com a presença de todos os elementos dos Corpos Sociais, assim como do Secretário de Estado das Comunidades, do Secretário de Estado da Juventude e elementos do corpo diplomático sedeado no próprio ministério.

Nos membros fundadores já estavam nos corpos diretivos pessoas como Mário Castilho ou Philippe Martins da Associação Portuguesa Cultural e Social de Pontault-Combault, uma das maiores associações portuguesas de França.

No segundo mandato da FAD, para o triénio de 2019-2022, o 2° Vice-Presidente da Direção era Manuel do Nascimento e a Diretora de Patrocínios era Elisabete Rodrigues, de Strasbourg.

Desta vez, os Corpos gerentes da FAD são da Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos da América, Luxemburgo, Portugal e Suíça.

“A FAD felicita todos os membros empossados e reafirma o compromisso de continuar a trabalhar com dedicação em prol das Comunidades portuguesas na diáspora” diz o Presidente Fernando Cabaço, numa nota enviada ao LusoJornal.

.

Composição dos Corpos Gerentes da FAD

Direção

Presidente: Fernando Cabaço (Espanha)

Vice-Presidente: Alfredo Stoffel (Alemanha)

Vice-Presidente: Maria Violante (Argentina)

1º Secretário: João Paulo Rocha (Portugal)

2º Secretário: Gracia Rodrigues (Espanha)

Tesoureiro: Pedro Rupio (Bélgica)

Vice-Tesoureiro: José Paulo Peixoto (Luxemburgo)

Diretor de Patrocínios: Bessa de Carvalho (Portugal)

Diretor de Relações Públicas: Carlos de Oliveira (Argentina)

.

Conselho Fiscal

Presidente: Jorge Rodrigues (Suíça)

Secretário: Manuel Viegas (EUA)

Vogal: António Guerra (Suíça)

.

Assembleia Geral

Presidente: José Ernesto (Portugal)

1º Secretário: Bernardino Nascimento (Canadá)

2º Secretário: Cláudia Cruz (Brasil)

Suplente: Paulo Cardoso (Portugal)