Boa Notícia: Não só de pão viverá o homem!


O Evangelho do primeiro domingo da Quaresma (Mt 4,1-11) leva-nos ao deserto com Jesus, onde a fragilidade humana enfrentou as artimanhas do tentador, depois de quarenta dias de jejum. O diabo explora uma necessidade física fundamental: a fome! Desafia o jovem nazareno a transformar as pedras em pão. É a sedução do materialismo: a perigosa ilusão de que a existência humana possa esgotar-se na simples satisfação das necessidades terrenas.

«Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus»! A resposta de Jesus (uma citação direta da Torá: Dt 8,3) não desvaloriza o pão, nem despreza a carne. Restabelece, no entanto, a ordem das prioridades. Existe uma fome muito mais enraizada, muito mais profunda, que nenhum conforto material poderá jamais saciar: a fome de sentido e de verdade.

Alimentar-se «de cada palavra que sai da boca de Deus» significa reconhecer que a vida autêntica floresce graças à meditação da Sagrada Escritura. O deserto quaresmal não é simplesmente um tempo de privação exterior, mas um espaço interior a esvaziar do ruído para fazer ressoar a Voz de Deus.

No nosso dia a dia, mesmo quando estamos saciados de bens de consumo, sentimos muitas vezes um profundo vazio interior. A Quaresma convida-nos a restabelecer a primazia da Palavra.

Vamos colocar a Bíblia no centro dos nossos dias!

Deixemo-nos saciar pelo Evangelho!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Não perca

Boa Notícia: «Não vim revogar, mas completar»

No Evangelho deste domingo, dia 15

Boa Notícia: Salgados ou insonsos?

No Evangelho do próximo domingo, dia