A associação AILD lança a II edição do Concurso Literário “As minhas férias…”

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

A Associação internacional dos lusodescendentes (AILD) lança a II edição do Concurso Literário “As minhas férias…”, organizado também pela Rádio Arc en Ciel, de Orléans, em parceria com a editora LEYA. A edição deste ano terá como destino o Brasil, “o quinto maior país do mundo”.

Os organizadores consideram que “as crianças e os jovens lusófonos a viverem fora dos países onde se fala português são um dos principais pilares do nosso idioma comum e os principais embaixadores da(s) nossa(s) cultura(s) no estrangeiro”.

Esta iniciativa, que tem como finalidade “promover e fomentar – junto dos jovens e das crianças lusófonas – a língua portuguesa, o gosto pela criação literária, a curiosidade intelectual e a investigação histórica, geográfica e cultural sobre o mundo e nomeadamente sobre os países de língua oficial portuguesa”, contou na sua primeira edição com a participação de quase duzentos jovens autores que, um pouco de todo o mundo, enviaram os seus textos e provaram que a página em branco não os assusta.

Para participar nesta edição de 2023, os jovens escritores só terão de enviar um texto de até 1.000 palavras sobre as suas férias no Brasil, “reais ou imaginárias”. Os trabalhos a concurso devem ser escritos em língua portuguesa e podem apresentar-se sobre as formas de prosa, poesia ou diário/jornal de viagem, fantasia, registo histórico, ficção científica, viagens no tempo… “sendo dada aos escritores total liberdade artística”, garantem os organizadores.

A participação está aberta a todos os jovens lusófonos a viverem fora do seu país de origem familiar, com idades compreendidas entre os 8 e os 17 anos, e decorre até dia 15 de outubro.

Os organizadores afirmam que o júri do prémio será composto por “um grupo de escritores portugueses consagrados, jornalistas e professores” e os vencedores serão revelados no dia 09 de dezembro.

Os vencedores receberão os respetivos prémios em duas cerimónias, uma em Paris, na Maison du Portugal da Cidade Universitária, e outra em São Paulo, na emblemática Casa das Rosas.

As condições de participação podem ser consultadas AQUI.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

LusoJornal