A Comunidade cabo-verdiana da região de Lyon festejou a sua Padroeira nos “Minguettes” em Venissieux

A igreja da Paróquia da Epifânia, nos Minguettes, em Venissieux (69), acolheu os fiéis da Comunidade cabo-verdiana e os Padres Álvaro e François-Xavier animaram a tradicional festa em honra de Santa Catarina, Padroeira do arquipélago de Cabo Verde. Depois da celebração eucarística teve lugar a tradicional procissão dentro da igreja.

A cerimónia reuniu cerca de 500 pessoas, que vivem em vários bairros de Lyon, mas em Saint Fons e em Venissieux é onde a Comunidade cabo-verdiana é a mais numerosa.

“Nas estatísticas somos mais de um milhar a viver aqui no grande Lyon, com nacionalidade cabo-verdiana. Existe uma associação cultural em St Fons e a associação religiosa que organiza esta festa sempre no final do mês de novembro. E sempre convidamos a Comunidade portuguesa a participar connosco porque já existem laços de amizade há longos anos” disse ao LusoJornal Fátima Sanches, uma das dirigentes da associação religiosa.

No final, a associação organizou um jantar de confraternização onde a Comunidade portuguesa pode conviver em amizade com a Comunidade cabo-verdiana, partilhando cultura e a mesma língua.

Os juízes que organizaram as celebrações este ano, foram nomeados em 2024 e são Martinho Cardoso, Euriza Cardoso, Palmira e Zelinda. “Eles receberam a bênção para esta missão, do padre Álvaro, para prepararem e divulgarem este encontro em 2025. Certamente que vão estar à altura dos Juízes do ano passado, que foram Eric Ribeiro, Maria Sábado, Gisela e Maria Luisa” concluiu Fátima Sanches.

Vários elementos do grupo coral português de Lyon ajudaram na animação litúrgica com cânticos, nesta celebração festiva dedicada à Padroeira de Cabo Verde.

O Padre Álvaro é cabo-verdiano, vem da ilha de Maio, e agora está em Aix-les-Bains onde é o vigário-geral. “Aqui eu tenho muitos contactos com a Comunidade portuguesa e cabo-verdiana que por aqui vive e temos um projeto para que dentro de meses possamos planear celebrações em português na região de Aix-les-Bains” disse o Padre Álvaro. “A Comunidade cabo-verdiana na região de Lyon é muito importante, e fiquei feliz em saber que é habitual, de participarem em celebrações religiosas com a Comunidade portuguesa com quem têm a língua e certa cultura em comum” concluiu o Padre Álvaro.

A associação anunciou os nomes dos Juízes para o ano 2026 e também as datas que poderão ser no sábado dia 21 ou no domingo 22 de novembro segundo a disponibilidade da Paróquia.