A SALF organiza um Encontro de artistas e autores de Portugal e de França


A Sociedade de Autores Lusófonos de França (SALF), vai organizar, no próximo dia 1 de junho, um Encontro Paris/Lisboa de artistas e autores vindos de Portugal e de França. O evento vai ter lugar entre as 13h00 e as 19h00, na Maison du Portugal André de Gouveia, Cité Universitaire Internationale de Paris.

No evento estão previstas as participações dos escritores Manuel do Nascimento, Altina Ribeiro, Ernesto Areias, Luísa Ramos, Susana Pires, Emílio Morais, Alexandra Vieira, Mário Queda Gomes, mas também dos artistas Odette Domingues Ferreira, Nathalie Afonso, Xicofran, Santiago Belacqua e Teresa Antunes.

O evento termina com um concerto de guitarra de Quitó de Sousa.

.

Manuel do Nascimento nasceu em Portugal, mas vive em França desde 1970. Autor de vários livros de história em francês, bilingues francês/português ou português.

Altina Ribeiro nascee em Portugal, mas vive em França desde 1969. Escreveu a sua autobiografia, publicada em 2005 com o título “Le fado pour seul bagage”, adaptada depois para teatro e traduzida para português. Escreveu ainda “Alice au Pays de Salazar”, “Trois notes de blues pour un fado” e “Dona Zezinha – A vida singular de uma professora.

Ernesto Areias é advogado, escritor e colaborador do Dicionário de Trasmontanismos. Escreveu por exemplo “Neste cais, para sempre”, “Demónios por Sefarad”, “A cidade do Imperadores” e “Veleiros da Madrugada”.

Luísa Ramos é professora e escritora. Editou 14 livros e ganhou vários prémios.

Susana Pires é diretora do Elos clube de Lisboa. Participou em várias Antologias e lançou dois livros, entre os quais “O Prédio”, em 2022, com ilustração do artista Xicofran, e levado a palco pelo encenador Porfírio Lopes.

Odette Domingues Ferreira nasce em Portugal mas mora em França onde participa em exposições individuais e coletivas. Teve diversas recompensas artísticas.

Nathalie Afonso nasceu em Vichy. Formada pela École Boulle (França) e tem mais de 30 anos de carreira, participou em diversas exposições coletivas e individuais em vários países.

Xicofran é artista plástico, pintor do jazz, teve vários prémios.

Santiago Belacqua expôs na Assembleia da República, tem quadros em museus e catedrais, obras publicadas em Itália e Brasil.

Teresa Antunes é Directora pedagógica, técnica de saúde mental e artista plástica.

Emílio Morais nasceu em Portugal mas reside em França desde 1970. Publicou vários livros.

Alexandra Vieira é autora e jornalista em Paris. Já tem vários livros publicados em francês.

Mário Queda Gomes nasceu em França, onde é professor de português. Á publicou “Les Passages obligés” e “Une Odyssée portugaise”.

Quitó de Sousa nasceu em Portugal onde começou os seus estudos musicais. Entretanto dá aulas em conservatórios franceses e criou um festival de guitarra.

.

A SALF foi criada em 27 de janeiro de 2011 por um grupo de autores, e tem como principal objetivo “reunir no seu seio os autores de língua portuguesa de França que escrevem e publicam as suas obras em português ou francês, auxiliar na criação, edição e distribuição e organizar encontros literários e todos os outros eventos ou atividades relacionados com a promoção de obras”.

.

Maison du Portugal André de Gouveia

Cité Universitaire Internationale de Paris

7 boulevard Jourdan

75014 Paris

LusoJornal