Academia do Bacalhau de Lyon organizou jantar e distribuiu donativos a duas associações de solidariedade

Na sexta-feira passada, dia 28 de março, a sala de festas “140”, em Rillieux-la-Pape (69), acolheu cerca de 120 “Compadres” e “Comadres”, membros da Academia do Bacalhau de Lyon, mas também membros de outras associações portuguesas da região de Lyon, como por exemplo, do Portugal Business Club e da associação ACOFF.

Por esta ocasião, a Direção da Academia do Bacalhau de Lyon entregou a preparação do jantar a Jorge Carvalho, que apresentou um prato regional muito conhecido e apreciado de todos: “Carne de porco à alentejana”, mas também, como não podia deixar de ser, um “Bacalhau em salada”. Tudo isto acompanhado por bons vinhos. A preparação da sala esteve a cargo das “Comadres” e a animação musical do serão foi feita por Sandra Carvalho.

Esteve presente nesta noite o cantor Michel Costa, autor do hino desta Academia do Bacalhau, que todos interpretaram com alegria. Michel Costa viaja agora entre Portugal e França e continua sempre escrever “belas canções, como confiou ao LusoJornal.

Durante o jantar foram oficialmente entregues os cheques dos donativos às associações “Ela” e “Foyer Le Renard”, como já tinha sido anunciado anteriormente, no valor de 2.500 euros a cada estrutura.

“Como Comadre, participei e agradeço este gesto de solidariedade para a associação onde está o meu filho Gabriel. A ajuda é a vocação primeira da Academia do Bacalhau e estou muito contente de participar também na angariação de donativos ao longo do ano, vindo, sempre que posso, aos jantares” disse ao LusoJornal Cristina Lobo.

Estiveram ainda presentes nesta noite o empresário Paulo Valentim, dos supermercados “Nosso”, que participou com donativos para este jantar e também os Conselheiros das Comunidades Manuel Cardia Lima e Jorge Campos, este último felicitou a Direção pela organização do serão e deixou uma mensagem clara para “manterem sempre viva esta chama de solidariedade na Academia do Bacalhau”.

No final do serão, já noite dentro, todos os presentes fizeram comentários muito positivos e certamente que muitos voltarão a participar, no futuro, nestes jantares, e até, quem sabe, tornarem-se novos Compadres e Comadres. “Lembramos que, ao fim de três jantares consecutivos, e sob proposta de um ‘Padrinho’ é oficializada a entronização do novo Compadre ou da nova Comadre como membro da Academia do Bacalhau de Lyon. Sejam todos bem-vindos” concluiu, no seu discurso, o Presidente Américo Jesus.

O próximo jantar da Academia do Bacalhau de Lyon está agendado para o mês de junho, mas a data exata só será anunciada mais tarde, sempre numa sexta-feira.