Lusa | Tiago Petinga

Acidente com o Elevador da Glória: Número de mortos sobe para 17 e há uma francesa ferida


O número de mortos do acidente de ontem à tarde no elevador da Glória, em Lisboa, subiu esta manhã para 17, anunciou a Diretora do Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa, Margarida Castro Martins e o Quai d’Orsay anuncia também esta manhã que uma cidadã francesa foi ferida neste acidente.

Segundo Margarida Castro Martins, das 38 pessoas afetadas pelo acidente, 15 morreram ontem e 23 foram transportadas ou deslocaram-se por meios próprios para hospitais, duas das quais acabaram por morrer durante a noite.

Há agora a registar 17 mortos e 21 feridos.

Os feridos – 12 mulheres e sete homens – são de pelo menos 10 nacionalidades diferentes: quatro de nacionalidade portuguesa, dois espanhóis, um coreano, um cabo-verdiano, um canadiano, um italiano, um francês, um suíço e um marroquino, havendo quatro feridos cujas nacionalidades não estão ainda identificadas.

Por enquanto, ainda não é publico o nome da cidadã francesa hospitalizada, mas os serviços consulares franceses já estão a acompanhar este assunto. “As autoridades portuguesas já nos informaram que uma das nossas compatriotas está entre os feridos no acidente. O nosso Cônsul-geral está a visitá-la e mantém-se em contacto constante com as autoridades portuguesas, caso outros cidadãos sejam afetados” diz um comunicado do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros. “O acidente de hoje [ontem à tarde] com um funicular em Lisboa é terrível. Garantimos aos nossos amigos portugueses a nossa solidariedade e apoio”.