«Alma Viva» projetado em Outeiro do Louriçal por iniciativa do lusodescendente Mickael Cordeiro

O Grupo Desportivo Cultural e Recreativo (GDCR) do Outeiro do Louriçal, organiza no dia 25 de maio, às 21h00, uma sessão de cinema na sede da coletividade, situada na rua da Barroca. O filme escolhido para esta primeira sessão é «Alma Viva».

Realizado pela luso-francesa Cristèle Alves-Meira, o filme venceu o Globo de Ouro do melhor filme português em 2022 e representou Portugal nos Óscares em 2023.

«Alma Viva» conta a história de uma menina de 9 anos, Salomé, que passa o mês de agosto em Portugal com a avó numa aldeia de Trás-os-Montes, com quem tem uma relação muito especial, e que é considerada pelos restantes habitantes como sendo a «bruxa da aldeia».

A ideia da organização desta sessão de cinema surgiu depois de uma conversa entre Mickael Cordeiro, lusodescendente e residente em França e a realizadora do filme que lhe indicou todos os passos a seguir.

Entrou depois em contacto com o GDCR Outeiro Louriçal para aferir sobre a possibilidade de exibição do filme e alinharem ações nesse sentido.

“Já tinha realizado uma série de animações no grupo privado da aldeia no Facebook que tem quase 300 membros espalhados pelo mundo, para dar a conhecer e partilhar histórias da aldeia. Convidei também artistas para fotografar ou desenhar as casas, as ruas e as gentes da aldeia – Ana Formigo, Mário André Luz, Mafalda Salgueiro” explica Mickael Cordeiro. “Agora que a pandemia não faz mais parte do nosso dia-a-dia, queria sair do mundo virtual e propor um evento aberto a todos, e durante o qual os nossos smartphones ficariam desligados e no bolso. O GDCR Outeiro do Louriçal sempre deu muito valor aos trabalhos que tenho desenvolvido e têm estado sempre dispostos a ajudar na sua divulgação”.

A entrada é gratuita.

LusoJornal