Alunos de português de Groslay visitaram Mogadouro este fim de semana

[pro_ad_display_adzone id=”38158″]

Um grupo de 20 alunos de CM1 e CM2 dos cursos de português do Instituto Camões na cidade de Groslay (95) foram, durante este fim de semana prolongado, a Mogadouro, no quadro da geminação entre as duas localidades.

O grupo partiu na quarta-feira aproveitando o facto de não ter aulas nesse dia e aproveitou o feriado de quinta-feira e a respetiva “ponte” de sexta-feira.

A viagem foi organizada pela professora de português Samanta Fernandes, da rede da Coordenação de ensino português em França, com o apoio do Comité de geminação da cidade de Groslay. A Mairie de Groslay apoiou a compra dos bilhetes de avião através do Comité de geminação e a Câmara municipal de Mogadouro tomou em conta os encargos com a estadia e pôs um autocarro à disposição do grupo. O Agrupamento escolar de Mogadouro acolheu os alunos franceses com atividades de intercâmbio com alunos de francês e a delegação de Groslay almoçou na cantina escolar.

Do programa constou também um encontro com uma associação de preservação, promoção e estudo do Burro de Miranda, um passeio de barco no Douro internacional, um passeio de comboio entre as estações do Pocinho e do Porto, mas também um espetáculo com danças pauliteiras e um serão de contos.
O Presidente da Câmara de Mogadouro, António Pimentel recebeu “formalmente” os alunos de Groslay e fez-lhes uma visita guiada às instalações da Câmara municipal, no antigo Convento de S. Francisco. A Vereadora da cultura de Mogadouro, Marcia Barros, e os seus serviços, deu “total apoio” ao programa local de acolhimento dos jovens franceses, alguns deles lusodescendentes.

Os alunos de Groslay tinham entre 9 e 12 anos e no próximo ano letivo, a cidade do Val d’Oise vai acolher um grupo de estudantes do 8° ano de Mogadouro que aprendem francês.

Groslay e Mogadouro assinaram um Protocolo de geminação em 2019, mas as duas localidades já organizam contactos há muitos anos, através da associação Mogadouro no Coração, cuja Presidente é Olímpia Garnacho, que também acompanhou as crianças francesas até Portugal, enquanto Vice Presidente do Comité de Geminação.

Com esta atividade, o Comité de geminação de Groslay pretende “promover as aulas de português na cidade, mostrar ao Instituto Camões e à Coordenação do ensino português que a cidade dá muita importância a estas aulas, acompanhar a professora de português nas atividades de animação e criar laços entre os estudantes das duas localidades geminadas”.

Para além de Mogadouro, Groslay também tem uma geminação com a cidade alemã de Schemmerhofen.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

LusoJornal