Andebol: Beatriz Sousa ajudou a derrotar Italianas

A Seleção Nacional Feminina de andebol venceu a Itália por 34-20, na segunda jornada do Grupo 3 de qualificação para o ‘play-off’ de acesso ao Campeonato do Mundo Seniores Femininos.

Depois do equilíbrio inicial, Portugal chamou a si o comando do jogo e do marcador; pouco a pouco, as comandadas de Ulisses Miguel Pereira foram dilatando a vantagem (10-5), que, ao intervalo, era já assinalável: 19-9. Na segunda parte, as lusas não deram mais espaço à recuperação italiana e Portugal, que controlou a partida até ao final do jogo, venceu por 34-20.

Soraia Lopes foi a melhor marcadora da Seleção portuguesa com 6 golos.

De notar que esta Seleção portuguesa de andebol conta com três atletas que atuam em França, e todas no mesmo clube, o Handball Clermont Auvergne Metropole: a guarda-redes Jéssica Ferreira, e as jogadoras Cristiana Morgado e Beatriz Sousa. Frente à Itália, Jéssica Ferreira e Cristiana Morgado apontaram um golo cada uma, enquanto Beatriz Sousa marcaram quatro golos.

Portugal com as suas três atletas «francesas» voltam a entrar em campo neste domingo frente à Grécia, num jogo a contar para a terceira jornada.

De notar que o primeiro classificado de cada grupo e, ainda, o melhor segundo classificado entre todos os grupos apuram-se para o ‘play-off’ de acesso ao Campeonato do Mundo Seniores Femininos ‘Japão 2019’ de andebol.

O ‘play-off’ vai disputar-se entre 31 de maio e 6 de junho de 2019 e a Fase Final do Campeonato do Mundo Seniores Femininos terá lugar no Japão, de 29 de novembro a 15 de dezembro de 2019.

O Japão, enquanto organizador, e a França, atual campeã do Mundo, já estão qualificadas para o Mundial de 2019. Os três primeiros classificados do Europeu França 2018 também terão apuramento direto e outras nove seleções vão qualificar-se através do ‘play-off’ europeu.

LusoJornal