A França sagrou-se Campeã do Mundo de andebol de sub-21 ao vencer na final a Croácia por 28-23 na prova que decorreu em Pontevedra em Espanha. Quanto a Portugal perdeu com o Egito por 37-27 e terminou o Mundial em quarto lugar, falhando a hipótese de igualar a sua melhor classificação de sempre – 3° lugar em 1995 na Argentina.
Depois de no sábado perder com a Croácia, Portugal ficou relegado para a discussão do último lugar do pódio, mas o Egito esteve sempre melhor. No jogo de hoje, Portugal, orientado por Nuno Santos, já perdia ao intervalo, mas apenas com uma desvantagem de dois golos (17-15), que os egípcios aumentaram na segunda metade.
No lado luso, Gonçalo Vieira e Diogo Silva, ambos com seis golos, foram os melhores marcadores, enquanto Omar Sami Dahroug foi o mais concretizador no Egito, também com seis golos.
Foi a segunda vez que Portugal chegou ao jogo de atribuição do terceiro lugar no Mundial desta categoria, mas em 1995 a equipa das ‘Quinas’ conseguiu então vencer a Noruega, pela diferença de um golo (24-23), numa edição que decorreu na Argentina.
Quanto à França venceu pela segunda vez o Mundial, após o título conquistado em 2015 no Brasil, com um triunfo por 26-24 frente à Dinamarca.
De referir que o Brasil terminou no 12° lugar nesta prova de andebol.
No que diz respeito aos prémios individuais, o andebolista português Diogo Silva foi o melhor marcador da prova com 76 golos apontados. Os Portugueses Diogo Silva e Luís Frade integram o sete ideal da prova com os Franceses Dylan Nahi, Valentin Kieffer e Kyllian Villeminot.
O próximo Mundial decorre na Hungria em julho/agosto de 2021.
[pro_ad_display_adzone id=”25427″]