Os Heróis do Mar saíram derrotados, na sexta-feira à noite, frente a França, no último teste antes da 25ª Edição do Campeonato do Mundo; Regresso a Portugal marcado para este sábado.
Comandados de Paulo Pereira os jogadores da Seleção portuguesa perderam frente ao conjunto gaulês, no último encontro do Tournoi de France, e apesar do início atípico, onde os lusos estiveram a perder por 9-2, a ambição lusa acabou por vir ao de cima, aproximando o encontro à margem mínima. Samir Bellahcene acabou por ser o protagonista na reta final com uma sequência de defesas que deu a vitória à equipa de Guillaume Gille.
Portugal regressou ao solo nacional e retoma a preparação, na segunda-feira, em Rio Maior, antes da partida para Oslo, na Noruega, a 14 de janeiro.
.
7 Inicial: Gustavo Capdeville, Leonel Fernandes, Martim Costa, Miguel Martins, Francisco Costa, António Areia e Luís Frade
Em casa dos gauleses, foi Dylan Nahi a inaugurar o marcador naquele que foi o primeiro de um parcial de quatro golos sem resposta. Após três minutos, Martim Costa conseguiu abanar as redes adversárias, pela primeira vez, mas imediatamente França saiu na resposta.
Paulo Pereira parou o encontro ainda antes dos cinco minutos mas Portugal continuou a mostrar desacerto no ataque e cada falha traduzia-se num golo do adversário, que à passagem dos 10 minutos, vencia por 11-4.
Os Heróis do Mar mostraram alguma retoma – com um parcial de 1-3 – mas após uma exclusão para Miguel Martins acabaram por voltar a deixar França escapar (14-7). Seguiram-se momentos de maior equilíbrio apesar da diferença no marcador quando faltavam 10 minutos para o descanso.
Nestes momentos finais, Portugal conseguiu estar melhor e o capitão Rui Silva colocou o encontro a quatro golos de diferença (20-16). Após uma paragem de Guillaume Gille, os gauleses voltaram a recuperar mas o estoicismo português permitiu aos lusos recolherem aos balneários com apenas quatro golos de diferença (23-19).
Na entrada para a etapa complementar, o capitão português foi o primeiro a marcar mas a resposta francesa surgiu de imediato. Portugal apostou no 7v6 e fez entrar Diogo Rêma Marques para a baliza.
Os Heróis do Mar conseguiram reduzir para três golos de diferença – o que não acontecia desde o início do encontro – e, novamente, Rui silva conseguiu reduzir para dois (28-26), perto dos 40 minutos.
Sensivelmente a meio, os franceses regressaram aos quatro golos de vantagem (34-30) mas o técnico nacional voltou a colocar time-out e os Heróis do Mar baixaram para dois. Pedro Portela, na conversão de um livre de 7 metros, conseguiu aproximar pela margem mínima (35-34) a menos de 10 minutos para o final.
Guillaume Gille parou o encontro e Samir Bellahcene assumiu o protagonismo com diversas paradas que permitiram ao conjunto francês dilatar novamente as contas (39-35). Apesar da resposta portuguesa o encontro terminou com uma vitória de França.