Antigo Consulado de Clermont-Ferrand está enfim em processo de venda


Fechado a 28 dezembro de 2012, as antigas instalações do Consulado de Portugal em Clermont-Ferrand levou mais de 11 anos antes de chegar ao processo de venda atual, confirma ao LusoJornal o Cônsul honorário daquela cidade, Isidore Fartaria.

Contrariamente ao que acontece com muitos postos consulares, as instalações do Consulado de Portugal em Clermont-Ferrand eram propriedade do Estado português. Quando o posto consular foi encerrado, Portugal decidiu vender, mas as estimativas das agências imobiliárias foram demasiado altas e o espaço não encontrou comprador. A situação arrastou-se durante estes quase 12 anos, sendo que Portugal tinha instalações em Clermont-Ferrand completamente abandonadas, em clara degradação e a perder valor.

Segundo o Cônsul Honorário de Portugal, finalmente vai ser o proprietário do edifício que vai comprar a parte dos rés-do-chão que pertence até agora ao Estado português.

A partir do encerramento em 2012, a área consular passou a integrar o Consulado Geral de Portugal em Lyon, e uma Permanência consular passou para a Casa das associações, em Chamalières, a Oeste de Clermont-Ferrand até 2014, data em que o Cônsul honorário acolheu o Consulado nas instalações da sua própria empresa, estabelecida no 8 rue bleu em Cébazat, a Nordeste de Clermont-Ferrand.

Atualmente trabalham no Consulado honorário duas funcionárias do Consulado Geral de Portugal em Lyon.